

A Prefeitura de Cuiabá oportuniza às crianças matriculadas nas creches e CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) à alimentação diária do leite materno.
Basta as mães solicitarem a direção escolar o dia e horário que melhor desejarem para amamentarem seus filhos, de acordo com a rotina de atividades de cada uma.
O aleitamento materno é um direito assegurado pela Constituição Federal, Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e tratado com prioridade, respeito e valorização pela gestão do prefeito Abilio Brunini. Também é uma orientação do Guia Alimentar do Ministério da Saúde.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) é responsável pelo gerenciamento de 26 CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) e 57 creches. Em todos os centros de educação infantil, há espaços reservados para amamentação. Nas unidades onde não houver espaço, cabe a unidade escolar providenciar o devido espaço para amamentação.
Outra opção da mãe é levar o leite congelado em recipientes apropriados como potes de vidro com tampa plástica e saquinhos apropriados. Cabe a mãe entregar esse produto para uma servidora que cuida da cozinha que o produto será armazenado numa geladeira.
“É recomendável que o leite, nesta situação, seja consumido no dia. Do contrário, a nutrição escolar determina o descarte. O leite é um produto muito sensível e precisa de muito cuidado para armazenamento. O controle sanitário é bastante rígido”, explica a nutricionista Carolina Moreira, uma das integrantes da equipe de Coordenadoria da Nutrição Escolar (CNE).
Dedicação
A especialista em vendas, Erica Fernanda Pereira, é mãe do bebê Levi Pereira Czemola, de apenas seis meses. Ela comparece diariamente no CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Sérgio Luiz Ferreira da Silva – “Serginho”, localizado no bairro Jardim Aroeira, para alimentar o filho com leite materno.
“Sempre compareço às 10h30 porque o meu filho já almoça se alimentando com o próprio leite. Os servidores são muito prestativos e colaboram muito para garantir essa alimentação”, afirma Erica Pereira.
A diretora Acilene da Silva Ferreira revela que o aleitamento materno é um processo tranquilo. “Nós organizamos o horário e atendemos quatro mães durante o dia. No momento da matricula, nós já temos esse diálogo com as mães abrindo essa oportunidade. Daí organizamos o horário. A Prefeitura de Cuiabá deixa tudo muito acessível às mães”.
Piauí Estudantes da Uespi de Parnaíba desenvolvem sistema de gestão farmacêutica para atender população vulnerável
Piauí Estudantes piauienses participam de jornada de imersão acadêmica no Rio de Janeiro a partir desta segunda (23)
Educação HackaTchê Business 2026 está com inscrições abertas para estudantes da Rede Estadual
Educação Governo do Estado abre nova seleção do Alfabetiza Tchê com 110 bolsas para formadores regionais e municipais
Piauí Estudante de escola pública estadual realiza sonho de ser aprovado em Medicina na UFPI
Piauí Rafael Fonteles inaugura novos prédios da Faculdade de Direito e da Biblioteca da Uespi nesta segunda (23) Mín. 20° Máx. 28°





