O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) deu início ao Movimento Maio Amarelo 2024, com o compromisso de reduzir pela metade o número de acidentes de trânsito até 2030. A meta foi estabelecida por meio do Pacto Intersetorial pela Redução de Mortes e Acidentes de Trânsito decretado pelo Governo do Estado em outubro de 2023.
O estado enfrenta desafios significativos, sendo líder nacional em vítimas fatais de acidentes com motocicletas e ocupando o terceiro lugar em mortes por acidentes de trânsito. Para reverter essa situação, o Detran conta com apoio de diversas entidades e órgãos governamentais.
Com eventos em todo o estado, o Detran, como coordenador do Pacto, lidera uma série de atividades educativas para conscientizar a população sobre a importância da segurança viária. Na quinta-feira (2), além da solenidade oficial de abertura, ocorreu uma das principais iniciativas que compõem o Movimento Maio Amarelo do Detran neste ano, a 1ª Caminhada pela Vida.
Luana Barradas, diretora-geral do Detran, destaca a importância da união de todos os setores da sociedade nesse desafio. "É um assunto complexo que precisa que todos deem a mão para chamar a atenção para que a gente se sensibilize. Se cada um fizer a sua parte, teremos o trânsito do Piauí mais tranquilo", ressalta.
Durante o Maio Amarelo, serão executadas atividades em todo o estado, em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), para promover palestras educativas nas escolas, visando conscientizar desde cedo os jovens sobre a importância de um trânsito seguro. Além disso, em colaboração com a Secretaria da Segurança (SSP), as ações de fiscalização foram intensificadas, visando coibir infrações e garantir um trânsito mais seguro para todos.
Haverá ainda intervenções e ações educativas em diversas cidades do estado, como Oeiras, Picos, São Raimundo Nonato, Valença e Simões. O Detran também marcará presença no Fórum da Inclusão da Pessoa com Deficiência em Floriano, nos dias 3 e 4 de maio, e no II Simpósio Piauiense Sobre o Trânsito em Campo Maior, no dia 8 de maio. O movimento oficial do órgão terá encerramento com uma corrida no dia 26.
Segundo Liliam Araújo, diretora da Escola Piauiense de Trânsito, é fundamental que cada cidadão se pergunte o que está fazendo para contribuir com a segurança viária, seja como passageiro, pedestre ou condutor. "Como passageiro, como pedestre, como condutores: o que nós estamos fazendo para tornar o trânsito mais seguro?", questiona.
1 / 11
Mín. 20° Máx. 25°