O Piauí segue evoluindo no processo de transformação digital, facilitando a cada dia o acesso aos serviços públicos. Neste sentido, os piauienses podem realizar a emissão de um novo Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de maneira mais prática e segura pela plataforma Gov.pi Cidadão.
O serviço é um importante aliado em casos de dano, perda, roubo ou furto do CRLV original, pois permite a segunda via do documento de forma digital.
Além desse, a plataforma, desenvolvida pela Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí - Etipi, oferta diversos serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), como a solicitação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva, sua segunda via ou renovação, bem como a solicitação da Permissão Internacional para Dirigir (PID), dentre outros.
Segundo o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), Ellen Gera, acessando a plataforma, o condutor do veículo poupa tempo, pois não precisa informar placa ou Renavam, já que o sistema concentra informações como os veículos em seu nome e os respectivos IPVAs.
“O Gov.pi Cidadão é uma plataforma de governo digital, que concentra todas as informações do licenciamento do veículo, informando IPVA, licenciamento e possíveis multas e que, na própria plataforma, o cidadão pode resolver as pendências e emitir seu documento”, destaca Ellen Gera.
Veja detalhes de como emitir a segunda via da CLRV:
– Quem pode utilizar esse serviço?
Pessoa proprietária do veículo.
– Quanto custa o serviço?
O serviço é gratuito.
– Quanto tempo leva?
A emissão do CRLV é feita imediatamente.
Etapas para emitir a segunda via do CRLV:
– Faça o login no Gov.pi Cidadão via ID Piauí ou Gov.br
– Busque pelos serviços do Detran
– Encontre a aba “Obter segunda via do CRLV”
– Dentro do serviço, estão os veículos e suas perspectivas informações, assim como o CRLV.
Mín. 20° Máx. 25°