

Manifestações culturais e a mensagem de boas-vindas da Cacique Pequena, da etnia dos Jenipapo-Kanindé, marcaram a abertura dos XI Jogos dos Povos Indígenas do Ceará, realizado nesta sexta-feira (19), na Praça Cônego Eduardo Araripe, em Aquiraz.
Para a indígena Brena Tabajara, participante da modalidade de Corrida com tora e corrida revezada com maraca, do município de Monsenhor Tabosa, o momento é de união do povos indígenas. Os jogos acontecem até o dia 21, com as disputas em nove modalidades esportivas e tradicionais, dentre elas o Arco e Flecha, Arremesso de Lança, Cabo de Guerra, Corrida da Tora, Corrida Revezada com maraca, Futebol de Campo, Nado livre, Queda de Braço e Tiro de baladeira.

A competição recebe mais de 900 indígenas de 15 etnias de 19 municípios. A programação conta com apresentações culturais e feira, onde serão expostos e comercializados os artesanatos produzidos pelas diversas etnias que participam dos jogos.
De acordo com o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro, a realização de mais uma edição dos jogos é um momento de homenagear as etnias indígenas. “Esses jogos são tradicionais, vai ser uma competição espetacular. É uma grande honra para a secretaria do esporte realizar mais uma edição, estamos reforçando a tradição dos povos indígenas e homenageando todas as etnias do nosso estado”.

Esportes Wizard by Pearson patrocina edição 2026 da Copinha
Esportes TV Brasil transmite jogo entre Tirol e Ceará pelo Campeonato Cearense
Esportes Começam nesta segunda inscrições para programa Bolsa Atleta 2026
São Sebastião - SP Corrida do Padroeiro de São Sebastião 2026 marca abertura da temporada de provas de atletismo com mais de mil atletas
Esportes Fesporte divulga calendário oficial de 2026
Mato Grosso do Sul Após vitória fora de casa, Sesc MS Vôlei/AECGV recebe o Fluminense neste sábado pela Superliga B Mín. 16° Máx. 22°





