

Está em vigor a Lei 7.537/2024, que institui a Política de Estímulo ao Empreendedorismo na Terceira Idade. De autoria da deputada Jaqueline Silva (MDB), a nova lei foi sancionada pelo governador Ibaneis Rocha e publicada no Diário Oficial do Distrito Federal na última sexta-feira (18).
A lei tem como alvo microempreendedores e pequenos empreendedores com idade igual ou superior a 60 anos. Criar oportunidades e condições para que as pessoas nessa faixa etária possam abrir e gerir seus próprios negócios é a finalidade da proposta, voltada à inclusão, capacitação e formação empreendedora.
De acordo com o texto, a política de incentivo abrange diversas ações integradas, que vão desde a educação empreendedora, como cursos técnicos e de gestão sobre o assunto, até o acesso ao crédito.
A parlamentar defende que a proposta vai promover a inclusão social e econômica da pessoa idosa. “Hoje, com o aumento da expectativa de vida, as pessoas começam a olhar para esta etapa de outra forma, já que o período após a aposentadoria se torna cada vez mais longo, existindo a real necessidade de se garantir o sustento, além da clássica pergunta que muitos se fazem: e agora, o que vou fazer da vida? Assim, o empreendedorismo cumpre um importante papel nesta fase da vida de muitas pessoas, estimulando e incentivando a visão para novas oportunidades”, esclarece Jaqueline Silva, ao argumentar que cabe ao Estado criar mecanismos que favoreçam a geração de emprego e renda destinados à população idosa, bem como estimular a criação de alternativas de ocupação do idoso junto ao mercado de trabalho.
Acesse a Lei na íntegra
Franci Moraes - Agência CLDF
Direitos Humanos Júri popular de réus pelo assassinato de Mãe Bernadete começa na terça
Direitos Humanos Mães ambulantes cobram pontos de apoio para crianças no carnaval
Direitos Humanos Bloco de Brasília faz carnaval acessível para pessoas com deficiência Mín. 20° Máx. 28°





