A Secretaria da Justiça (Sejus) realizou, na manhã desta segunda-feira (26), o I Encontro de Psicólogos do Sistema Prisional do Piauí. O Encontro reuniu os psicólogos que atuam nas unidades prisionais, Escritório Social e nas Centrais Integradas de Alternativas Penais (CIAP).
Em 27 de agosto, comemora-se o Dia do Psicólogo e a atividade foi alusiva à data, oportunidade que reuniu os profissionais da psicologia, para debater os desafios enfrentados e demonstrar as ações e projetos desenvolvidos, que resultaram em 21.944 atendimentos no primeiro semestre de 2024.
Para o secretário da Justiça, Cel. Carlos Augusto, muitas vezes a sociedade desconhece a quantidade de profissionais e as atividades desenvolvidas pelas equipes multidisciplinares nas unidades prisionais. “Os psicólogos são fundamentais no processo de ressocialização, cuidando da saúde mental. Nesta gestão, ampliamos o serviço de psicologia; tem profissionais para atender os internos e também atender os policiais penais e servidores. Sou grato ao trabalho dos psicólogos e busco todos os dias dar condições para garantir essa assistência no sistema prisional”, destaca o gestor.
Segundo a coordenadora de Psicologia da Sejus, Cassandra Costa, o encontro possibilita destacar a importância do psicólogo no sistema de cumprimento de pena do Estado. “Dia de comemorar o Dia do Psicólogo, profissional que faz toda a diferença no contexto dos atendimentos individuais, em grupo e no acolhimento das famílias. Em cada local de atuação, desenvolvem projetos em busca da saúde mental dos atendidos”, enfatiza a coordenadora.
Esteve presente no Encontro a vice-presidente do Conselho Regional de Psicologia (CRP-PI), Lusanir Moura.
Mín. 20° Máx. 25°