

O Projeto Direitos Humanos nos Eventos Populares da Bahia, de iniciativa da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), com apoio de demais órgão de governo e Sistema de Garantia de Direitos, abrange um conjunto de ações intersetoriais, voltadas para a garantia dos direitos humanos, visando contribuir para a redução de violações de direitos, impedindo o agravo de circunstâncias de vulnerabilidade, de risco social e pessoal.
O atendimento é voltado para públicos prioritários da estratégia como Crianças e Adolescentes; Pessoas com Deficiência; Pessoas Idosas; Pessoas LGBTQIAPN+; Consumidores; Mulheres (SPM); Pessoas Negras (Sepromi); e Catadores de Recicláveis (Setre). Através da ‘Campanha Respeito é Nosso Direito!’, carro-chefe do Projeto Direitos Humanos nos Eventos Populares da Bahia, a SJDH potencializa a campanha através de ações preventivas e durante as festas.
Para o Carnaval de Salvador de 2024 estão previstas ações integrantes do Projeto: Comitê de Proteção Integral dos Direitos Humanos em Eventos da Bahia; Guia da Rede de Proteção Integral dos Direitos da Criança e do Adolescente; Capacitação da Polícia Militar; Adolescente Proteja; Ações de Mobilização e Prevenção; Guia de Acessibilidade e Inclusão; Orientação e Fiscalização (Direito do/a Consumidor/a, Acessibilidade e Inclusão); Produção de Boletim de Violação dos Direitos Humanos; Promoção do direito à saúde e acesso à água.

Plantão Integrado
Coordenado pela SJDH, o Plantão Integrado é um espaço onde se reúnem órgãos públicos, das três esferas de governo, e entidades da sociedade civil que compõem o Comitê de Proteção Integral, para atuarem de forma conjunta na proteção e defesa dos direitos humanos. A atuação, seja para prevenir a ocorrência de situações que ameaçam ou levam à violação dos direitos, seja para o “atendimento” dos casos em que a “situação de risco” já se encontre instalada, materializa-se através de intervenções múltiplas, intersetoriais, visando a proteção integral dos públicos prioritários e demais populações vulneráveis durante os festejos carnavalescos.
Campanha ‘Respeito é Nosso Direito!’ e ações de Mobilização e Prevenção
Inspirada na experiência do Comitê de Proteção Integral às Crianças e Adolescentes em grandes eventos, a SJDH ampliou, desde o ano passado, as ações para outros públicos prioritários. Além da proteção a crianças e adolescentes, a iniciativa alcança as pessoas com deficiência, pessoas idosas, a população LGBTQIAPN+ e catadores de recicláveis. A campanha se dá com a disseminação do tema através das plataformas digitais e com a distribuição de materiais informativos (ventarolas, praguinhas, adesivos, pirulitos, etc) durante os dias de festa, convocando foliões e foliãs a denunciar qualquer tipo de violação de direitos humanos, através do canal nacional Disque 100.
Guia da Rede de Proteção
Para proteger crianças e adolescentes das situações de risco durante o Carnaval, o Governo da Bahia entra em ação, mobilizando uma rede de instituições que trabalha para garantir uma festa que celebre e valorize a vida. Neste sentido, o Guia, reúne informações e contatos dos serviços das instituições que integram o Comitê de Proteção Integral dos Direitos Humanos em Eventos da Bahia, durante os dias de festa, e que atuam para proteger esse público vulnerável. O Guia é disponibilizado em formato virtual e impresso para toda a rede de proteção.
Capacitação das Forças de Segurança – Incorporar metodologias de atendimento humanizado às práticas de agentes da segurança pública da Bahia, com foco na garantia dos direitos fundamentais a populações minoritarizadas. Este é o objetivo da ‘Formação das Forças de Segurança’, que a SJDH, com o apoio da SSP, promove. O curso capacita 13 mil policiais militares, que atuarão em eventos populares como o Carnaval de Salvador e as festas de São João.

Guia de Acessibilidade e Inclusão
Desde 2018, a SJDH, através da Superintendência dos Direitos das Pessoas com Deficiência – SUDEF, atua no Plantão Integrado dos Direitos Humanos em Eventos Populares da Bahia. Após anos de atuação da SJDH na maior festa popular do mundo, o Carnaval de Salvador, foram realizados relatórios técnicos das abordagens feitas pela pasta para identificar violações e barreiras arquitetônicas de acessibilidade a pessoas com deficiência. A partir desse diagnóstico, a SJDH identificou a necessidade de criação deste Guia de Acessibilidade e Inclusão em Eventos Populares, visando orientar a adoção de medidas para que as festas populares sejam acessíveis, inclusivas e respeitem os direitos de todos os baianos e baianas. O Guia é disponibilizado aos órgãos que incidem no carnaval para promover uma festa inclusiva.
Orientação e Fiscalização (Direito do/a Consumidor/a, Acessibilidade e Inclusão)
Para garantir o acesso das pessoas com deficiência no Carnaval, a SJDH promove a fiscalização em camarotes em parceria com a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA). As ações visam verificar as possíveis barreiras (arquitetônicas, atitudinais e de comunicação) existentes na folia com o intuito de promover a garantir de direitos dessa parte da população. Antes de iniciar os dias de folia, realiza fiscalizações para verificar a adequação dos camarotes particulares a padrões predeterminados: estrutura física dos ambientes, relação de compra e venda dos espaços e a acessibilidade para pessoas com deficiência no circuito Dodô (Barra-Ondina).
Além disso, no Plantão Integrado de Direitos Humanos em Eventos Populares, a SJDH disponibiliza atendimento on-line em Libras, através da Central de Intérpretes de Libras da Bahia (Cilba). O serviço é utilizado para toda e qualquer atividade que necessite de informação e, ainda, como suporte para ações preventivas e permanentes de enfrentamento a situações de discriminação e violência contra pessoas com deficiência na festa.
Adolescente, Proteja!
É uma operação que acompanha os casos de jovens autores de ato infracional apreendidos pela polícia especializada. Nos postos da DAI (Delegacia do Adolescente), a equipe acompanha as ações de assistência jurídica, registrando casos de apreensão e de violação de direitos humanos. A ação conta com a participação da equipe da Fundação da Criança e do Adolescente – Fundac/SJDH, juntamente com a coordenação dos direitos para a infância e adolescência da SUDH/SJDH.
Produção de Boletim de Violação dos Direitos Humanos
Durante os dias de folia, a SJDH divulga, periodicamente, balanços das ações do Plantão Integrado dos Direitos Humanos no Carnaval de Salvador, registrando as ocorrências e os casos de violações encontradas. Os dados são fornecidos pelos órgãos que compõem a rede integrada, referentes aos dias de realização do Carnaval de Salvador.
Direitos Humanos Júri popular de réus pelo assassinato de Mãe Bernadete começa na terça
Direitos Humanos Mães ambulantes cobram pontos de apoio para crianças no carnaval
Direitos Humanos Bloco de Brasília faz carnaval acessível para pessoas com deficiência Mín. 20° Máx. 28°





