O Estado do Piauí deu um importante passo na modernização das suas políticas de prevenção ao uso de drogas com a participação da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol) no evento EPUC-Brasil. O Encontro Europeu de Prevenção Universal e Currículo (EPUC) tem como objetivo implantar um currículo universal de formação em prevenção, adaptado à realidade cultural e social dos países participantes, incluindo o Brasil.
Renato Marques, diretor de Políticas Públicas da Cendfol, ressaltou que o objetivo é trazer as melhores práticas baseadas em evidências científicas para o estado do Piauí. "Queremos aplicar o que há de mais moderno e eficaz no combate ao uso de drogas, alinhando nossas estratégias com as metodologias utilizadas na Europa”.
Durante o evento, também foi lançado o documento “Guiando a Prevenção – Manual de Monitoramento para Gestores da Prevenção no Campo de Álcool e outras Drogas”, fruto de uma colaboração entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). Este manual oferece orientações para a criação de sistemas de monitoramento eficazes, promovendo a transparência e a responsabilidade nas políticas públicas.
Fórum e plataforma evidência viva
Durante o Fórum Internacional de Prevenção Baseada em Evidências, que ocorreu nesta quinta-feira (29) com a presença de pesquisadores e de formuladores de políticas da Argentina, do Brasil, Chile, da Colômbia, do Peru e Uruguai, foi discutido o combate à desinformação e às alegações enganosas sobre intervenções de prevenção e lançado o EvidênciaViva, uma plataforma on-line para o registro de intervenções de prevenção avaliadas nos países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).
A iniciativa ficará disponível em espanhol e em português no site da European Union Drugs Agency (Euda) .
Mín. 18° Máx. 25°