Quinta, 21 de Novembro de 2024
21°

Tempo nublado

São Paulo, SP

Anúncio
Desenvolvimento Social Desenvolviment...

Conselheiros tutelares participam de curso em Rio do Sul sobre o novo sistema Sistema de Informação para Infância e Adolescência

Foto: Jucélia Scheneider/ SASA Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) reúne nesta quarta e quinta-feira, dias 18 e 19 d...

18/09/2024 às 14h11
Por: Redação Fonte: Secom SC
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Foto: Jucélia Scheneider/ SAS

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) reúne nesta quarta e quinta-feira, dias 18 e 19 de setembro, conselheiros tutelares de todo o Alto Vale para uma capacitação do novo Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia/CT). O curso ocorre das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30 na sala de informática da Unidavi.

Essa é a segunda rodada de capacitações, que vão beneficiar todos os mais de 1.500 conselheiros tutelares de Santa Catarina. O novo sistema foi pensado para melhorar a utilização da plataforma, dando mais agilidade e efetividade ao trabalho dos conselheiros.

“Aqui no Alto Vale capacitaremos 42 municípios entre hoje e amanhã. O Sipia é um sistema nacional para infância e adolescência que registra e trata informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no ECA. No curso estamos apresentando toda a plataforma, que vai nos permitir melhorar o monitoramento e com isso poderemos identificar as áreas que vão precisar de mais intervenção por parte dos Conselhos Tutelares”, destaca a coordenadora Estadual do Sipia CT, Joice Gomes.

Os novos conselheiros tutelares, eleitos em 2023 pelo voto popular, tomaram posse em janeiro deste ano, em todos os municípios de Santa Catarina. Os profissionais têm uma gestão de quatro anos e sua principal missão é garantir o direito de crianças e adolescentes.

A secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), Maria Helena Zimmermann, destacou a importância do trabalho dos conselheiros e disse que a capacitação para esses profissionais é fundamental. “Essa atualização constante é necessária para que eles estejam sempre capacitados para fazer valer o direito de nossas crianças e adolescentes, evitar a violência, para garantir que todos sejam atendidos e resguardados pelo Poder Público”, disse.

Ela lembrou ainda que cada município deve ter no mínimo um Conselho Tutelar composto por cinco membros, mas municípios maiores como Florianópolis, Joinville, Blumenau, São José entre outros, possuem dois, três ou mais conselhos tutelares.

Mais informações:
Jornalista Helena Marquardt.
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: ascom@sas.sc.gov.br

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários