Domingo, 10 de Novembro de 2024
16°

Tempo limpo

São Paulo, SP

Anúncio
Geral Maranhão

SES participa de cerimônia alusiva à campanha Setembro Verde no Hospital Universitário da Ufma

Secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, participou do encontro, que reuniu gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), profissionais da unida...

19/09/2024 às 20h25
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- Ação da Campanha Setembro Verde no Hospital Universitário da Ufma (Foto:Joyce Andrade)
- Ação da Campanha Setembro Verde no Hospital Universitário da Ufma (Foto:Joyce Andrade)

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, participou, nesta quinta-feira (19), de cerimônia alusiva à campanha Setembro Verde, realizada no Hospital Universitário Presidente Dutra (HU-Ufma). O encontro reuniu gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), profissionais da unidade, pessoas transplantadas, e destacou a importância da doação de órgãos.

A campanha Setembro Verde tem como objetivo promover a sensibilização da sociedade sobre a doação de órgãos e tecidos, além da capacitação de profissionais que atuam nos serviços de saúde para o contato com as famílias doadoras quanto ao "sim" que poderá salvar diversas vidas.

“Buscamos ampliar o diálogo com a sociedade sobre a doação de órgãos e a sensibilização sobre o tema, acolhendo e ajudando a salvar vidas. Também estamos empenhados em cada vez mais capacitar nossos profissionais responsáveis pela entrevista familiar”, pontuou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

Neste ano, o tema da campanha do Setembro Verde da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é “Doação de órgãos – Fale sobre isso”, e reforça, na maioria das vezes, o transplante de órgãos pode ser a única esperança de vida ou oportunidade de um recomeço para as pessoas que precisam da doação.

Presente na cerimônia, a secretária municipal de Saúde de São Luís, Ana Carolina Marques Mitri da Costa, afirmou da necessidade de conversar sobre a doação de órgãos. "Isso mostra o quanto é importante que a gente sensibilize a nossa população e fale diretamente, de porta em porta, para os benefícios da doação. Aqui nós reforçamos o compromisso de manter as nossas ações a fim de contribuir cada vez mais com vidas sendo salvas".

Para debater sobre a doação de órgãos, os presentes na solenidade participaram de palestra ministrada pelo professor doutor Natalino Salgado, que teve como tema "História do Transplante no Estado do Maranhão". O ex-reitor da Ufma e professor titular em nefrologia, foi o pioneiro em trazer o transplante de rim para o Maranhão.

O superintendente do HU-Ufma em exercício e gerente de Atenção à Saúde da unidade, Dyego Brito, fez saudação a todos doadores que se fizeram presentes na solenidade através dos pacientes receptores. "Se não fossem eles, penso que muitos de nós não estaríamos aqui. Por isso precisamos saudar os doadores e as famílias doadoras. Todos aqui somos irmãos, mas se não fossem eles, incluindo os doadores vivos, nós não teríamos avançado como avançamos nos transplantes", afirmou Dyego.

Emocionada, a representante da Associação dos Renais Crônicos e Transplantados do Maranhão, Wanilce Cristina Lima Carvalho, deu o seu relato enquanto transplantada dos rins há 18 anos. "Foi porque alguém disse 'sim' que eu e todos os meus irmãos transplantados estamos aqui. Todos nós sabemos pelo que passamos, não é fácil conseguir o transplante, mas quando ele acontece é preciso contar a vitória", compartilhou.

Também presente na solenidade, o coordenador da Central Estadual de Transplante do Maranhão (CET-MA), Hiago Bastos, parabenizou todos os profissionais que trabalham para fortalecer a doação de órgãos no estado. "O Maranhão tem muito a celebrar, tivemos muitas conquistas, muitos recordes esse ano, e a gente sabe que vai conseguir muito mais. O meu muito obrigado a todos vocês que fazem parte dessa política, dessa luta na gestão e que trabalham nessa luta 24 horas, 7 dias por semana o tempo todo".

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários