A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) realiza, nesta terça-feira (24) e quarta-feira (25), o segundo módulo da formação continuada socioeducativa, com foco na saúde mental. Serão duas turmas. A capacitação é conduzida pela psicóloga Anielle Cavalero, coordenadora das medidas de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade da Sasc, especialista em saúde mental e prevenção ao suicídio.
A palestra abordou a importância dos cuidados com a saúde mental de adolescentes e profissionais que atuam nas unidades socioeducativas. Agentes socioeducativos, técnicos e demais profissionais participaram do encontro, que discutiu maneiras de identificar e tratar problemas de saúde mental nos adolescentes e também estratégias para preservar o bem-estar dos próprios agentes.
Sônia Terra, superintendente dos Direitos Humanos da Sasc, destacou a relevância do tema. "O tema que estamos trazendo aqui nessa segunda etapa é muito importante. Vamos tratar sobre saúde mental; é preciso que os profissionais, técnicos, agentes e todo o corpo das nossas unidades socioeducativas tenham consciência do que é um problema de saúde mental e como lidar de forma eficiente e sensível."
Anielle Cavalero enfatizou a necessidade de atenção à saúde mental dos próprios agentes socioeducativos. "É importante que a saúde mental dos agentes esteja em dia. Assim, eles conseguem lidar com firmeza e sensibilidade com os adolescentes nas unidades socioeducativas. A saúde mental de ambos é fundamental."
A formação continuada socioeducativa está sendo realizada no auditório Santa Dulce dos Pobres, na Sasc da rua Acre, em parceria com o Núcleo de Socioeducação do Estado do Piauí, o Nusepi.
Mín. 19° Máx. 30°