O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, fará, na manhã, desta quarta-feira (25/9), às 11 horas, no seu gabinete, o anúncio do chamamento público do PSA - Pagamento por Serviço Ambiental do Programa "Nascentes do Rio Preto”.
Trata-se de um instrumento econômico utilizado internacionalmente em políticas públicas, que cria um mecanismo de valoração de mercado para os benefícios gerados pelos ecossistemas e pela biodiversidade.
Em relação a preservação e recuperação de nascentes nas propriedades rurais de Rio Preto, o PSA determina dois tipos de contrapartidas aos produtores que aderirem ao programa.
O incentivo não monetário, em que poderá contar com apoio técnico para realização da meta, seja através de orientação e consultoria, fornecimento de mudas, suporte de equipamento, entre outros. E o incentivo monetário, em que receberá até 16,30 UFMs (cerca de R$ 1.200,00) por hectare/ano pelos chamados serviços ambientais, num período que pode variar de 3 a 10 anos.
Serviço:Chamamento Público – PSA/Programa “Nascentes do Rio Preto”Data:25/9/2024Horário:11 horasLocal:Gabinete do prefeito | Prefeitura de São José do Rio Preto | 8º andar.
Mín. 19° Máx. 30°