

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) investe na qualificação de profissionais e na promoção da saúde no Maranhão. Foram 15.568 profissionais de saúde qualificados em cinco anos de atuação da Escola de Saúde Pública do Maranhão (ESP/MA).
“Reafirmamos o nosso compromisso com ações integradas e voltadas para o Sistema Único de Saúde, e a Escola de Saúde do Maranhão vem impulsionando o pilar da educação na saúde nesses cinco anos de atuação no estado”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Atualmente, a Escola também se destaca na oferta de cursos de pós-graduação lato sensu, nível de especialização, como: Saúde Mental; Saúde Materno Infantil; Gestão em Saúde; Gestão de Redes de Atenção à Saúde; Intervenções Multidisciplinares para o Autismo e Outras Neurodiversidades; Vigilância em Saúde, e Especialização Gestão Hospitalar e Serviços de Saúde. Foram mais de 700 profissionais qualificados como especialistas.
A instituição coordena e acompanha projetos de pesquisa nas unidades de saúde da rede estadual, sendo responsável por 24 programas de residência em saúde e pela supervisão do Programa Mais Médicos no Maranhão.
A Escola de Saúde Pública do Maranhão (ESPMA) celebrou, nesta quarta-feira (2), cinco anos de atuação. A escola, vinculada à SES, se tornou referência na qualificação de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Nosso compromisso é formar profissionais que estejam preparados para atuar de maneira eficaz e humanizada no SUS, a partir de necessidade do usuário e do território, garantindo um atendimento de qualidade para todos”, afirmou a diretora administrativa da ESP, Ana Lúcia Nunes.
Outro destaque da instituição é o curso Técnico em Saúde. Além disso, a ESPMA oferece 15 cursos nas modalidades presencial, híbrida e on-line, atendendo milhares de profissionais de diversas áreas da saúde em todo o Maranhão.
Entre as ofertas de cursos técnicos, estão: a Qualificação do Pré-Natal na Atenção Primária à Saúde (QPAPS), que já capacitou 11 turmas; e o Qualifica APS, voltado para a qualificação dos profissionais da Atenção Primária à Saúde. Outros cursos incluem a Assistência a Pacientes no Atendimento de Urgência e Emergência nas Síndromes Respiratórias e a Assistência à Gestante e Puérpera Frente à Pandemia de Covid-19.
A ESP/MA é equipada com auditórios, estúdios audiovisuais e salas multimídia, proporcionando um ambiente voltado para o aprendizado e a formação contínua. Além da sede em São Luís, a escola conta com uma unidade em Imperatriz.
Verão Maior Paraná Roupa Nova mais do que dobra público de dois anos atrás no Verão Maior Paraná em Matinhos
São Paulo Butantan abre inscrições para a 22ª Olimpíada Brasileira de Biologia
São Paulo Governo de SP apoia internacionalização de startups
São Paulo Mais barata e rápida: veja o que muda para tirar a CNH em São Paulo
São Paulo Ipem-SP orienta sobre uso de ventiladores e ar-condicionado para economia de energia elétrica
Cidades Tapa-Buraco: fornecimento de insumos é normalizado e operação ganha reforço de equipe na recuperação de vias danificadas
Cidades Período de cadastramento e recadastramento do cartão BEM escolar terá início no dia 19 de janeiro
Mato Grosso do Sul Com forte demanda do campo, FCO teve recorde de financiamentos no Estado em 2025
Mato Grosso do Sul Sorgo cresce forte na safrinha de MS e vira aposta estratégica com demanda das usinas de etanol Mín. 19° Máx. 28°





