Sábado, 21 de Dezembro de 2024
24°

Tempo nublado

São Paulo, SP

Anúncio
Assistência Social Tocantins

Governo do Tocantins faz monitoramento do Programa Primeira Infância em quatro municípios até asexta-feira, 4

Acompanhamento será realizado em 27 municípios tocantinenses com adesão ativa ao programa até 13 dezembro

04/10/2024 às 14h39
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Visitas domiciliares levam assistência social, entre outras ações - Foto: Carlessandro Souza/Governo do Tocantins
Visitas domiciliares levam assistência social, entre outras ações - Foto: Carlessandro Souza/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), realiza até a sexta-feira, 4, visitas técnicas aBabaçulândia, Goiatins, Campos Lindos e Barra do Ouro para monitoraro andamento doPrograma Primeira Infância (PCF)no Sistema Único de Assistência Social (Suas)/Criança Feliz nessesmunicípios. O acompanhamento deve ser realizado até o dia 13 de dezembro em 27 municípios que possuemadesão ativa no programa.

As visitas a esses quatro municípios iniciaram nessa segunda-feira, 30 de setembro, pelos técnicos da coordenação estadual doPrograma Criança Feliz.“O objetivo é apoiar as equipes municipais no aprimoramento da gestão e execução das ações, com foco na qualificação do atendimento às famílias beneficiárias”, explica a coordenadorado PCFda Setas, Katilvânia Guedes.

As primeiras visitas técnicas para monitoramento do programa nos municípiosparticipantes foram realizadas no mês de setembro, em Araguacema, Caseara e Dois Irmãos.Durante a visita de monitoramento, os técnicos da Setas reúnem-se com as equipes municipais que atuam direta ou indiretamente no programa para alinhar as questões gerais da ação, a importância da primeira infância para o bom desenvolvimento da criança, entre outros temas.

A coordenadora estadual do PCF, Katilvania Guedes, explia também que a equipe acompanha uma visita domiciliar a uma família beneficiária para observação da qualidade da execução da visita. As situações observadas são discutidase o planejamento, conceitos e posturas dos visitadoresdevidamente alinhados.

O filho da Jaciara Ferreira da Silva passoupela visita domiciliar na quarta-feira, 2, no município de Goiatins. A visitadora Ana Paula Arruda da Silva esteve na casa do menino, acompanhada pela equipe estadual doPrograma Criança Feliz. “Estou muito satisfeita com os resultados do programa, que ensina com brincadeiras. Meu filho está aprendendo muito e está mais sociável”, elogiou.

PCF no Tocantins

No Tocantins, de janeiro a agosto de 2024, foram realizadas mais de 227 mil visitas domiciliares, acompanhando mais de 10.100 beneficiários, incluindo crianças e gestantes. No total, 65 municípios tocantinenses aderiram ao programa.Além de coordenadores municipais, a equipe conta com 64 supervisores e 295 visitadores sociais

Cronograma de visitas

A meta é monitorar27 municípioscom adesão ativa ao programa, no período de setembro a dezembro de 2024.Entre os dias 7 e 11 de outubro, será a vez dos monitoramentos ocorrerem nos municípios de Ponte Alta do Tocantins, Lagoa do Tocantins e Silvanópolis. De 21 a 25 de outubro, as visitas técnicas serão realizadas em Conceição do Tocantins, Arraias, Ponte Alta do Bom Jesus e Taguatinga.

Já em novembro, entre os dias 4 e 8, serão monitorados os municípios de Barrolândia, Cristalândia e Divinópolis. De 25 a 30 de novembro, será a vez dos municípios de Muricilândia, Araguanã, Xambioá e Pau D’Arco.

Em dezembro, as visitas serão realizadas entre os dias 2 e 6, em Novo Acordo, Rio Sono e Tocantínia. E, por fim, de 9 a 13, em Barrolândia, Miranorte e Miracema.

Criança Feliz

É uma iniciativa do governo federal para ampliar a rede de atenção e o cuidado integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. O PCF se desenvolve por meio de visitas domiciliares, com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, buscando envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários