Sábado, 21 de Dezembro de 2024
21°

Chuvas esparsas

São Paulo, SP

Anúncio
Saúde São Sebastião - SP

Prefeitura de São Sebastião realiza campanha de prevenção ao câncer de mama em pets

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde, promove uma campanha de prevenção do câncer de mama em pets. A iniciativa tem como ...

11/10/2024 às 17h12
Por: Redação Fonte: Prefeitura de São Sebastião - SP
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde, promove uma campanha de prevenção do câncer de mama em pets. A iniciativa tem como objetivo alertar os proprietários de pets sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama em animais, que é mais frequente em cadelas e gatas, principalmente nas mais idosas e que não foram castradas.

Desde a inauguração do Pronto Atendimento e Tratamento Animal (PATA) de São Sebastião, em abril deste ano, já foram realizadas aproximadamente 40 cirurgias para retirada de tumor de mama entre cadelas e gatas.

Neste mês de outubro, a Secretaria de Saúde (SESAU) da Prefeitura de São Sebastião promove a campanha de prevenção do câncer de mama em pets e divulga algumas das principais dicas para prevenir a doença nos animais de estimação:

  • Castração precoce, principalmente antes ou após o primeiro cio;

    Não fazer uso de anticoncepcional (injeção anti cio);

    Realizar visitas periódicas ao veterinário para check-ups;

    Acariciar a barriga e o peito do seu pet para identificação de nódulos.

    Os sintomas mais comuns da doença são: mamas inchadas e avermelhadas, nódulos na região mamária, dor nas mamas ao acariciar, secreção ou odor desagradável.

A veterinária responsável pelo PATA, Myriam de Paula, fala sobre a doença. “Realizar a prevenção no seu pet, castrando no tempo adequado, antes ou após o primeiro cio, e não introduzir anticoncepcional, a famosa injeção anti cio, evita 98% dos casos de tumor de mama. Esteja sempre atento aos sintomas, o diagnóstico precoce é importante para um melhor tratamento e qualidade de vida do animal”, alerta a veterinária.

O médico veterinário deverá ser procurado imediatamente para melhor avaliação e determinar o tratamento adequado.

\#PraTodosVerem: imagens mostram animais e tutores no Pronto Atendimento e Tratamento Animal (PATA). Fim da descrição.

Fotos: Divulgação | PMSS

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários