

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) recebeu, nos dias 29 e 31 de outubro, a equipe do Projeto DIACHO-Fiocruz (Diagnóstico de Chagas Oral/Fundação Oswaldo Cruz), para reuniões e oficinas voltadas à capacitação de profissionais de saúde no Pará que atuarão no projeto. A troca de conhecimentos visa aprimorar os profissionais em boas práticas clínicas e laboratoriais para manejo e coleta adequados de amostras, em apoio ao projeto de pesquisa.
Os treinamentos práticos incluíram coletas de amostras e armazenamento adequado“O governo estadual, por meio da secretária de Saúde Ivete Vaz e do governador Helder Barbalho, reconhece a importância de implementar novas metodologias diagnósticas adaptadas à realidade amazônica, considerando os desafios como território e clima. O objetivo principal da Sespa é contribuir com resultados que beneficiem a população. O Departamento de Vigilância em Saúde vem fortalecendo as parcerias com setores de pesquisas para elevar a discussão sobre a temática”, informou Adriana Tapajós, diretora de Endemias da Sespa.
“O estudo, financiado pela Fundação Fiocruz, busca aprimorar o diagnóstico da doença de Chagas na região Norte do Brasil. Foca no uso de diagnóstico molecular para identificar o DNA doTrypanosoma cruzi(parasita que causa a doença), facilitando o transporte de amostras, aumentando a precisão dos diagnósticos e prevenindo a progressão para a fase crônica da doença”, disse Otacílio Moreira, pesquisador em Saúde Pública da Fiocruz.
Estratégias- Na terça-feira (29), os representantes do Projeto DIACHO se reuniram com representantes das diretorias da Sespa, para alinhar as estratégias e os objetivos do projeto. Na quarta-feira (30), a programação contou com uma oficina e apresentação do estudo e plano de monitoramento, além de esclarecimentos de dúvidas. Os participantes puderam aprofundar temas, como a coleta de dados e o uso de formulários do estudo.
Nesta quinta-feira (31), houve treinamentos práticos, incluindo coletas de amostras e armazenamento adequado e farmacovigilância. Os participantes também receberam um manual do estudo e certificados ao final das atividades.
Participação essencial- Ao integrar esforços com o Projeto DIACHO-Fiocruz, a Sespa demonstrou o comprometimento com a melhoria contínua da saúde pública no estado, reforçando a importância da formação e atualização dos profissionais de saúde.
Dolireia Pantoja, fiscal sanitária e nutricionista da Vigilância Sanitária da Sespa, explicou que “o evento é vital para o Sespa, pois introduz o exame em tempo real para diagnosticar a doença de Chagas, agilizando o processo. A mesma técnica será usada para analisar alimentos, especialmente o açaí, ligados aos surtos. A equipe treinada buscará amostras de pacientes e do alimento para confirmar a presença do Trypanosoma cruzi, essencial para validar as investigações epidemiológicas e confirmar a contaminação”.
Lurdes Garcez, professora da UEPA, destacou a participação da universidade no estudo sobre a doença de Chagas. Segundo a docente, a UEPA liderará a pesquisa no Pará com uma equipe treinada que atuará em municípios com surtos frequentes. O objetivo é recrutar participantes e coletar amostras para melhorar o diagnóstico da doença, utilizando métodos moleculares que possam identificar casos não revelados pelos diagnósticos atuais.
Essa capacitação não apenas enriqueceu o conhecimento técnico dos envolvidos, mas também proporcionou um espaço para a construção de redes de colaboração entre diferentes áreas da saúde pública.
Texto: Jamille Leão – Ascom/Sespa
Habitação Governador Eduardo Leite entrega chaves de 76 imóveis adquiridos pelo Programa Porta de Entrada, em Alvorada
Mato Grosso do Sul MS reforça atuação dos Bombeiros com entrega de novas viaturas e formatura de oficiais e soldados temporários
Governo Governo do Maranhão lança Chamada Pública do PAA com prioridade para comunidades indígenas
Sergipe Consórcio Nordeste anuncia resultado da Chamada NIB com propostas de R$ 15 bilhões para projetos em Sergipe
Caruaru - PE Tribunal de Contas de Pernambuco reconhece CaruaruPrev como a melhor previdência social do estado
Legislativo - MT Wilson Santos abre diálogo com lideranças e recebe demandas de Tangará da Serra
Marabá - PA Painel de vagas de emprego disponíveis no Sine na quarta-feira, 3 de dezembro
Sergipe Governo de Sergipe entrega novos cartões CMais Mulher em Aracaju e Nossa Senhora do Socorro
Caruaru - PE Procon Caruaru orienta consumidores sobre novo serviço do Banco Central para evitar fraudes na abertura de contas Mín. 20° Máx. 27°





