A secretária da Agricultura Familiar do Piauí, Rejane Tavares, participou, nessa quinta-feira (31), em Brasília, do lançamento do Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar. Os nove estados da região irão promover feiras regionais com uma programação de atividades formativas, apresentações culturais e, principalmente, a comercialização de produtos da agricultura familiar.
Rejane Tavares, que é também a vice-coordenadora da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste, citou a importância do circuito para o desenvolvimento da agricultura familiar do Nordeste.
“O Circuito de Feiras nos meses de novembro e dezembro em todos os estados do Nordeste prevê exposições de mais de 300 empreendimentos da agricultura familiar entre cooperativas e associações. Deveremos ter também participação de um público estimado aí em torno de umas 500 mil pessoas rodando entre todas essas feiras. E a participação também de atrações culturais, nacionais e locais, valorizando, como sempre, a agricultura familiar”, destacou a secretária.
O lançamento contou com presença do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. Ele ponderou que a organização do circuito de feiras evidencia o avanço da agricultura familiar no Nordeste e possibilita um fortalecimento da inclusão de alimentos naturais e saudáveis na alimentação das pessoas em geral.
“Esse roteiro de feiras representa um salto organizativo da agricultura familiar no Nordeste. A região tem não só uma agricultura familiar pujante, e é fundamental que consigamos produzir produtos saudáveis, naturais, in natura, reeducando o povo brasileiro a se alimentar novamente com esses produtos da cultura alimentar”, disse o gestor.
O circuito será concluído com a Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes), a ocorrer em Salvador. O evento vai reunir expositores dos nove estados do Nordeste.
O circuito de feiras é uma iniciativa do Consórcio Nordeste, que reúne os governos dos estados da região, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FUNCERN).
Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Povos Tradicionais do Piauí
Entre os eventos do circuito, está a Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Povos Tradicionais do Piauí, que será realizada entre os dias 21 e 23 de novembro, no Parque Potycabana, em Teresina. O evento, que está sendo organizado pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), contará com a participação de agricultores familiares de diferentes regiões do Piauí.
A feira terá palestras e espaços de trocas de conhecimento, além da venda de produtos artesanais e programação cultural com atrações locais e nacionais.
Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar
| 7 a 9 de novembro - Feira Potiguar da Agricultura Familiar e Economia Solidária
| 15 a 17 de novembro – Feira Cearense da Agricultura Familiar
| 21 a 23 de novembro – Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária do Piauí
| 4 a 7 de dezembro – II Feira Maranhense da Agricultura Familiar
| 5 a 7 de dezembro – Feira da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Sergipe
| 5 a 8 de dezembro – Feira da Agricultura Familiar de Alagoas
| 6 a 8 de dezembro – Feira Paraibana da Agricultura Familiar
| 11 a 15 de dezembro – Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária
| 11 a 15 de dezembro - III Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária – FENAFES – Salvador
Mín. 17° Máx. 24°