O Novembro Negro é uma campanha que busca promover a luta contra o racismo, a discriminação e as desigualdades sociais. Durante este mês, a Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial promove série de ações culturais, esportivas, recreativas e de formação em prol da igualdade racial em São José do Rio Preto. Há atividades em parceria com o Conselho Municipal Afro (CMA).
Para abrir os eventos, a Galeria Aristides dos Santos, agora transferida para a Casa SP Afro Antônio Pompêo ficará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, durante o mês inteiro. O local expõe quadros com personalidades que lutam e lutaram contra o racismo no município. Todo ano, há a inserção de novos nomes.
Estão previstas palestras, oficinas, rodas de conversa, grupos reflexivos, sarau, cerimônia de entrega do Troféu Fidelidade Aristides dos Santos, ação em prol da saúde da comunidade negra, biblioteca móvel, entre outras atividades. “A Secretaria preparou um Novembro Negro com diversas ações ao longo do mês, o qual marca a luta dos movimentos negros pelo fim da opressão provocada pela escravidão. O objetivo é o combate ao racismo que nos remete à reflexão da igualdade racial e justiça. Dentre todas as ações, destacamos no dia 19 de novembro a realização do Troféu Aristides dos Santos, o qual contempla personalidades que fizeram história na luta contra o racismo em nossa cidade. Destacamos também diversas ações promovidas pelo Conselho Municipal Afro”, destaca a secretária Rafaella Moraes, ressaltando o trabalho contínuo que é desenvolvido pelo Departamento de Promoção da Igualdade Racial (Depir) durante o ano inteiro, com grupos reflexivos, oficinas informativas, atendimentos personalizados, preparação para o mercado de trabalho, cadastro de empresas, SOS Racismo, entre outras ações, levando reflexão sobre a temática para escolas, instituições e empresas.
O Conselho Afro está à frente de ações formativas, Feira das Profissões na Escola Municipal Darcy Ribeiro, Encontro das Casas de Matrizes Africanas Mercado de Exu e Fórum: 365 dias de Consciência Negra. Ao longo do mês, as atividades serão detalhadas.
Para a presidente do CMA, Claudionora Elis Tobias, as reflexões não podem se concentrar apenas no mês de novembro. “Temos de tratar essas questões ao longo dos 365 dias do ano, porque pessoas negras ainda ocupam as maiores porcentagens quando tratamos de índices negativos no nosso país, seja na saúde, segurança, educação, empregabilidade e habitação. Novembro é uma data que se reflete e não se comemora, porque nós ainda estamos lutando para seremos considerados como seres humanos. Essa é a realidade da nossa cidade. Lutamos diariamente para sermos reconhecidos e para que possamos ocupar lugares de liderança, de autoridade, de poder, porque somente assim teremos nossas demandas assistidas. Por isso, essa pauta da igualdade é fundamental para o município, para que Rio Preto avance nesse quesito.”
O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é uma das datas mais importantes do Novembro Negro. Foi escolhida em homenagem a Zumbi dos Palmares, líder da resistência negra durante o regime escravista brasileiro. Em 2023, o dia foi instituído feriado no Estado de São Paulo e, logo na sequência, feriado nacional.
As secretarias municipais de Educação, Cultura, Assistência Social, Saúde e do Trabalho e Emprego são parcerias de ações durante o Novembro Negro, assim como a Associação de Reintegração Assistencial (ARA).
ServiçoExposição Galeria Aristides dos SantosData: 1º a 30 de novembro de 2024 (de segunda a sexta-feira)Horário: 8h às 17hLocal: Casa SP Afro Antônio PompêoEndereço: Avenida José Rodrigues Lisboa, 470, Jardim Santa Lucia.Localização: https://maps.app.goo.gl/q6uZLfVZpEtfazAs6
Arte:Pedro Fiorani
Mín. 17° Máx. 24°