O evento contou com a participação de auditores da Controladoria e Ouvidoria-geral do Estado (CGE), representantes da Sesa e das ONGs selecionadas
A Saúde do Ceará realizou, nesta terça-feira (12), na sede da Coordenadoria da Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde (Covep), uma consultoria para as Organizações Não Governamentais (ONGs) aprovadas para financiamento de projetos voltados à prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como HIV, aids e hepatites virais. O momento marcou a celebração oficial do convênio das entidades com a Sesa, que terá a duração de 12 meses.
O evento contou com a participação de auditores da Controladoria e Ouvidoria-geral do Estado (CGE), representantes da Coordenadoria de Monitoramento de Contratos, Convênios e Congêneres (Cogco) da Sesa e das ONGs selecionadas. O objetivo foi informar os representantes das ONGs sobre prazos, planejamento das ações e prestação de contas.
De acordo com a coordenadora da Covep da Sesa, Ana Maria Cabral, a consultoria irá ajudar na consolidação do plano de trabalho desses convênios. “Trouxemos a CGE para mostrar às ONGs como funciona o sistema de parcerias realizadas, como é feita a prestação de contas e a plataforma onde elas vão conseguir monitorar os trabalhos”, destaca.
A gestora ainda ressaltou a importância das parcerias para o trabalho da saúde. “As ONGs integram o processo de prevenção e intervenção dentro da sociedade civil. Muitas vezes, elas são o olhar da saúde nas comunidades e podem capilarizar as ações”, diz.
O presidente do Instituto Saille, Márcio Roberto, foi um dos representantes das ONGs selecionadas presente na capacitação. Essa é a primeira vez que a instituição participa como conveniada com o Estado. Para ele, a consultoria ajudou a esclarecer como funciona o processo de prestação de contas. “A questão mais complexa é sempre a administrativa, mas hoje conseguimos entender vários processos. Nossa intenção, por meio do convênio, é voltar com os podcasts ‘Sextou com S de Sexo Seguro’ e também ter um trio de prevenção e testagem de HIV na próxima Parada pela Diversidade”, anuncia.
As ONGs Rede de Solidariedade Positiva – Núcleo Sobral, Instituto Saille e as associações ÌBÍLEWÁ, de Voluntários do Hospital São José e Barraca da Amizade foram selecionadas através do edital 06/2024, que realizou chamamento público para seleção e financiamento de projetos voltados à prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), tais como HIV, aids e hepatites virais.
Os projetos apresentados se pautaram pelos seguintes eixos: incentivo à testagem para HIV e outras ISTs na rede pública de saúde; ampliação da divulgação da profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP) e da profilaxia pós-exposição ao HIV (PEP); melhoria do acesso a insumos de prevenção (preservativos internos e externos) e ao autoteste de HIV; entre outros temas.
Mín. 18° Máx. 25°