Aparelho desenvolvido pela acadêmico Jean Poffo – Foto: Divulgação
As queimadas nas regiões Norte e Centro-Oeste do país vêm atingindo, cada vez mais, o estado de Santa Catarina. Recentemente, em agosto deste ano, a qualidade do ar piorou muito em nosso Estado. Em 2022, o acadêmico Jean Poffo, do curso de Engenharia de Software do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), desenvolveu no seu trabalho de conclusão de curso um protótipo de equipamento para monitoramento da qualidade do ar.
“Isso mostra a vanguarda da Udesc Alto Vale, pois antes mesmo a poluição chegar ao ponto que se encontra por conta das queimadas, uma pesquisa e TCC já vinham sendo realizadas no curso de Engenharia de Software sobre o monitoramento da qualidade do ar”, comenta o orientador do aluno e professor da Udesc Alto Vale, Fernando dos Santos.
Com o título Monitoramento da qualidade do ar por uma plataforma construída com hardware aberto e de baixo custo, Jean Poffo, propôs utilizar dispositivos de IoT, todos de hardware aberto e com baixo custo, para criar estações de coleta de dados da qualidade do ar, e disponibilizá-los em uma plataforma web.
O objetivo do trabalho foi atingido, pois Poffo conseguiu coletar e disponibilizar esses dados de uma maneira barata, acessível por toda população, viabilizando assim uma maior cobertura de medição da qualidade do ar. Todo o estudo foi baseado no indicadores da qualidade do ar do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
“Durante um bom tempo o protótipo foi utilizado nas margens do Rio Hercílio, em Ibirama, para coletar dados e validação”, destaca o acadêmico.
Quem quiser mais informações sobre o TCC pode entrar em contato com o acadêmico no e-mail jean.poffo0@gmail.com.
Assessoria de Comunicação da Udesc Alto Vale
Jornalista Thiago César Augusto
E-mail: comunicacao.ceavi@udesc.br
Telefone: (47) 3357-8457
Mín. 20° Máx. 25°