A saúde masculina, mesmo nos dias atuais ainda é cercada de tabus. De acordo com o Centro de Referência em Saúde do Homem de SP, 70% das pessoas do sexo masculino que procuram atendimento médico tiveram a influência de algum familiar. O estudo aponta ainda que mais da metade já chegam com doenças em estágio avançado. Pensando nisso, a Prefeitura de Candeias preparou um extenso calendário de ações para a campanha do Novembro azul, mês dedicado ao combate do Câncer de Próstata e Diabates.
Nesta quinta-feira, 14 de novembro, aconteceu nas unidades básicas de Saúde o tradicional “Blue Day”, um dia inteiramente dedicado a atendimentos à saúde do homem. Foram oferecidos serviços como aferição de pressão arterial e glicemia, avaliações de saúde bucal, atualização do cartão de vacinas, encaminhamentos para consultas com urologistas, USG da próstata, cuidados com o pé diabético, entre outros.
A campanha, que ano após anos tem tido uma crescente adesão dos homens, busca conscientizar ainda mais a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente. O médico Marcelo, que atua no PSF Martins Bomfim, explica que a resistência dos homens em buscar atendimento médico está relacionada ao medo de descobrir doenças e aos estigmas sociais.
Contudo, é essencial que os homens não ignorem os números dessa doença em nosso país. No Brasil, o câncer de próstata matou 17 mil homens em 2023, uma média de 47 por dia. E estimativas do INCA, apontam para 71.730 novos casos da doença por ano no triênio 2023-2025, com uma média de 196 por dia.
A campanha Novembro Azul continua até o final do mês. Todas as quintas-feiras, o ônibus da saúde estará estacionado no Ginásio de Esportes, onde acontece o mutirão de exames.
Mín. 18° Máx. 25°