Quinta, 21 de Novembro de 2024
19°

Tempo nublado

São Paulo, SP

Anúncio
Cidades Rio Preto - SP

Vítima aciona botão de emergência e GCM prende suspeito

Equipe da Guarda Civil Municipal se dirigiu ao local e encontrou o acusado a 30 metros da residência da vítima

18/11/2024 às 14h58
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Rio Preto - SP
Compartilhe:
Comunicação Social
Comunicação Social

Um homem de 37 anos foi preso pela Guarda Civil Municipal (GCM) por descumprir uma medida protetiva em favor de sua ex-companheira, de 36 anos. Na tarde de sexta-feira, dia 15, a vítima acionou o botão de emergência "Mulher Segura", que é monitorado pela GCM.

De acordo com a vítima, ela havia saído do trabalho de carro e, ao chegar em casa, percebeu que estava sendo seguida pelo ex-companheiro. No momento em que desceu do veículo, o homem começou a ameaçá-la e tentou entrar na residência, danificando o portão.

Diante da situação, a mulher acionou o botão de emergência. A GCM se dirigiu ao local e encontrou o acusado a 30 metros da residência da vítima. Os agentes deram voz de prisão e o conduziram à Central de Flagrantes, onde ele permaneceu detido por descumprimento da medida protetiva.

Tecnologia

A Prefeitura de Rio Preto, por meio das Secretarias da Mulher, PcD e Igualdade Racial e de Segurança Pública, lançou em março deste ano, o aplicativo Mulher Segura, destinado a atender mulheres vítimas de violência doméstica e familiar que tenham medida protetiva em seu favor.

A ferramenta foi desenvolvida pela Empro, a empresa de tecnologia do município, e foi viabilizado por meio de verba do deputado estadual Itamar Borges. “Ao clicar no botão, mesmo que o sinal de internet seja precário, é suficiente para que a geolocalização apareça no sistema de videomonitoramento e haja uma resposta rápida dos guardas civis municipais. É mais uma ferramenta que agrega valor e, com certeza, uma conquista muito importante para a cidade, que está sempre trabalhando forte para que possa alcançar novos níveis de cidades inteligentes e um patamar diferenciado de segurança para todos”, afirma o presidente da Empro, Júlio Cesar Antonio Filho.

Texto:Roger Assis e Bianca Zaniratto

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários