O secretário do Turismo do Piauí, José Neto Monteiro, esteve, nessa quarta-feira (20), no Parque Nacional de Sete Cidades, situado nos municípios de Brasileira e Piracuruca, no norte do Piauí. Recebido pelo chefe do parque, Waldemar Justo, que tem desempenhado um papel de destaque na gestão da unidade, o secretário visitou as principais instalações e elogiou os avanços realizados para fortalecer o turismo e preservar o patrimônio natural.
Durante a visita, José Neto percorreu as famosas “sete cidades”, formações rochosas que dão nome ao parque e que impressionam pelo formato único e beleza, além de visitar a obra das instalações do hotel e restaurante situados na unidade. Com 12 suítes, o empreendimento está em fase de consolidação por meio de um edital de licitação para a permissão de serviços de hospedagem, comercialização de alimentos e itens de conveniência e souvenir no Parque Nacional de Sete Cidades.
“O projeto proposto contempla a permissão para operação de pousada, restaurante, loja e lanchonete no espaço conhecido como Espaço Bacuri, bem como na estrutura adjacente ao centro de visitantes do parque. Por meio das audiências públicas houve a participação ampla e democrática, no dia 27 de junho, em que a sociedade teve a oportunidade de contribuir na construção dos documentos preliminares que estão disponíveis no portal do Instituto Chico Mendes”, explica Waldemar.
José Neto Monteiro destacou a importância da conservação ambiental e o potencial turístico da unidade que, em 2023, recebeu 30.597 visitantes, e neste ano bateu o recorde de visitação atingindo um total de 54.560 até o mês de outubro. Ele também comentou sobre os investimentos do Governo do Estado na infraestrutura da região, como a restauração da rodovia estadual PI-111, realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
“A estrada, entregue no início deste ano após um grande investimento, é fundamental para facilitar o acesso ao parque e atrair mais visitantes. O Parque Nacional de Sete Cidades é uma riqueza incomparável do nosso estado, e cada avanço contribui para potencializar sua relevância turística e ambiental. Além disso, os turistas podem estender a experiência com um almoço no Açude Caldeirão, em Piripiri, ondemais de 12 permissionários oferecem uma gastronomia rica e diversa, complementando o passeio pela região”, destacou o secretário.
Sinalização
O Parque está totalmente sinalizado, o que garante mais segurança e proporciona uma experiência imersiva aos visitantes por meio da sinalização de trilhas de longo curso que é uma política pública dos ministérios do Turismo e Meio Ambiente, por meio das portarias (MMA/MTur/ICMBio nº 407, de 19 de outubro de 2018 e MMA/MTur/ICMBio nº 500, de 15 de setembro de 2020).
As trilhas levam a atrações como as impressionantes formações rochosas de formatos únicos, uma cachoeira, piscina natural e sítios arqueológicos com pinturas rupestres, onde os visitantes podem conhecer de perto registros históricos e culturais milenares. Essas experiências permitem vivenciar a rica biodiversidade e o valioso patrimônio cultural da região.
Sobre o Parque
O Parque Nacional de Sete Cidades, que em 2024 completou 63 anos, é um dos principais destinos turísticos do Piauí. Com uma área de 6.222 hectares e um perímetro de 36 quilômetros, o parque foi criado em 1961 pelo decreto federal nº 50.744 e é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Mín. 17° Máx. 22°