A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), representada pelo reitor, professor Miguel Sanches Neto, participou do lançamento da nova etapa do programa Jornada da Produtividade, realizado pelo Governo do Paraná e Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). A cerimônia aconteceu na terça-feira (19), no Campus da Indústria – Fiep, em Curitiba, e reuniu as universidades estaduais do Paraná, as secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), a Fundação Araucária (FA) e representantes do setor industrial no Paraná.
A Jornada da Produtividade, fruto da parceria entre a Fiep e as Secretarias, tem por objetivo promover maior competitividade às indústrias paranaenses, por meio da inserção de novas tecnologias e aumento da presença destas empresas no ambiente digital. A nova etapa do projeto consiste na inserção de pesquisadores das universidades estaduais nas empresas participantes da iniciativa, para atuar como bolsistas em projetos de tecnologia e inovação no processo produtivo.
Para o reitor da UEPG, o projeto é de extrema relevância para a Universidade, por estar em sintonia com a filosofia da gestão de abrir a instituição para a comunidade como um todo, incluindo o sistema industrial. “Nossa cidade possui uma vocação industrial muito forte e a UEPG já tem uma tradição de trabalhar junto às empresas, sobretudo nas pesquisas, em áreas como construção, materiais e produtos agrícolas”. Sanches Neto ainda destaca que o projeto permitirá que a UEPG aumente sua participação no segmento industrial.
Durante a cerimônia, foram apresentadas as informações da nova etapa da Jornada, que contará com aporte de R$ 10.875,00 das duas secretarias e da Fundação Araucária, para o pagamento de bolsas para pesquisadores mestres e doutores, de até R$ 5.125,00 por mês. O processo seletivo para a Jornada da Produtividade segue aberto até 19 de dezembro e selecionará cento e seis pesquisadores da UEPG e das Universidades Estaduais do Paraná (Unespar), de Londrina (UEL), de Maringá (UEM) e do Oeste do Paraná (Unioeste). Mais informações sobre o processo constam no edital de abertura.
“Aqui no Paraná, a produção de conhecimento caminha ao lado da inovação. Nosso trabalho é garantir que o setor produtivo empresarial e o setor produtivo acadêmico trabalhem junto neste projeto que irá impactar o Paraná e servirá de modelo para todo o Brasil”, celebra o secretário da Seti, Aldo Nelson Bona, na cerimônia de lançamento da etapa do projeto. O presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, destaca que, a Jornada marca a trajetória do sistema de Ciência e Tecnologia do Paraná em se aproximar da industria e do empresariado.
Após a cerimônia de lançamento do programa, as autoridades representantes das partes da Jornada assinaram o convênio que estabelece a nova etapa do projeto. O reitor da Unioeste e presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), professor Alexandre Webber, representou as universidades estaduais na assinatura do documento. “O projeto está alinhado com a missão das nossas universidades estaduais em levar desenvolvimento para todas as regiões do nosso estado”, ressalta.
Texto e fotos: Gabriel Miguel
Mín. 18° Máx. 25°