A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) apresenta a atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH-PI) e do Plano de Conservação e Proteção de Nascentes. O evento acontece dia 26 de novembro de 2024, às 9h, no Centro de Educação Ambiental (CEA). A atualização, que inclui a viabilização da navegabilidade do rio Parnaíba para passageiros e cargas, é resultado de um amplo processo de discussão pública, com audiências realizadas em Picos, Bom Jesus e Parnaíba.
Para o secretário de Meio Ambiente, Daniel Oliveira, a atualização do PERH-PI, após 14 anos, é fundamental para o desenvolvimento econômico sustentável do estado. "Este Plano, compromisso do governador Rafael Fonteles e coordenado pela Semarh, prioriza a revitalização do rio Parnaíba, a conservação de nascentes, a perenização do rio e, crucialmente, sua navegabilidade", explicou o secretário.
Além disso, o plano propõe a integração das bacias hidrográficas em grandes sistemas de distribuição de água, atendendo regiões com maior demanda e carência hídrica, assegurando o acesso democrático à água para todos os piauienses.
O estudo de atualização foi realizado pelo Consórcio TPF e YIBl, com o apoio de órgãos estaduais.
Mín. 20° Máx. 25°