Domingo, 22 de Dezembro de 2024
21°

Chuvas esparsas

São Paulo, SP

Anúncio
Meio Ambiente São Sebastião - SP

SEMAM participa de audiência pública que define futuro da pesca e da aquicultura no Estado de São Paulo

A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Departamento de Pesca, Agricultura e Abastecimento da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), compareceu, n...

28/11/2024 às 16h07
Por: Redação Fonte: Prefeitura de São Sebastião - SP
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP

A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Departamento de Pesca, Agricultura e Abastecimento da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), compareceu, na última segunda-feira (25), à audiência pública ‘Futuro da pesca e da aquicultura no Estado de São Paulo’, na Assembleia Legislativa de São Paulo, promovida pela Frente Parlamentar estadual pelo desenvolvimento e proteção à pesca artesanal e à aquicultura.

Durante o evento, a Frente Parlamentar discutiu sobre as melhorias de infraestrutura para processamento do pescado de acordo com normas sanitárias, a criação de linhas de crédito para investimentos e custeio da pesca artesanal e processamento do pescado, a formação de jovens pescadores, capacitação e assistência técnica com a implementação de programas voltados para técnicas de pesca sustentável e a gestão de recursos hídricos.

A coordenadora de relações institucionais da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, Natália Romão, conduziu as propostas apresentadas para a regulamentação da Lei Estadual nº 11.165, de 27 de junho de 2002, que institui o Código de Pesca do Estado de São Paulo, que visa compatibilizar proteção do meio ambiente e o acesso das comunidades aos recursos naturais e bens comuns. As contribuições foram organizadas em uma proposta de minuta de decreto, que será apresentada ao governador Tarcísio de Freitas.

A proposta de regulamentação tem como objetivo promover a pesca e a aquicultura como fontes de alimentação, emprego, renda, lazer e pesquisa com uso sustentável dos recursos pesqueiros e proteção do meio ambiente e biodiversidade.

De acordo com Felippe Postuma, chefe de Divisão de Pesca, “a regulamentação desta lei é um avanço importante para os pescadores e aquicultores artesanais do município, e corrobora para a manutenção da profissão”.

O Departamento de Pesca, Agricultura e Abastecimento levou  ao evento 16 pescadores artesanais de São Sebastião, pertencentes à Colônia de Pescadores Z-14 e Associação de Pescadores de Boiçucanga e ratifica seu compromisso com os pescadores e aquicultores artesanais.

#PraTodosVerem: Fotos da audiência pública na Assembleia Legislativa de São Paulo. Fim da descrição.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários