A Câmara Municipal de São Luís reconheceu, nesta sexta-feira (29), com o Título de Cidadã Ludovicense, a historiadora e ativista cultural Isis Lucas Braga Machado e Silva. A homenagem, proposta pelo vereador Raimundo Penha (PDT), destaca as contribuições culturais e profissionais de Isis na cidade, onde reside há 32 anos. “Não é uma homenagem qualquer. É uma homenagem carinhosa a alguém que conheci na minha juventude, quando trabalhava da Secretaria da Juventude do governo Jackson Lago”, disse o parlamentar, ressaltando que foi o ex-governador quem promoveu esse encontro.
Natural de Belo Horizonte, desde que chegou à cidade Isis Braga se envolveu profundamente com a política, sendo uma das figuras de destaque dentro do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e, sobretudo, na cultura de São Luís, registrando e promovendo eventos culturais. Além de seu trabalho como educadora, é Diretora de Ala da escola de samba Favela do Samba, uma importante agremiação carnavalesca. Também administra o perfil “Cultura Ludovicense”, no Instagram, que divulga a agenda cultural da cidade, atingindo um amplo público e promovendo a rica cultura local.
“Quando olho para esta cidade, com todas as suas desigualdades e mazelas, encantos e encantarias, penso logo no seu bem mais precioso: as pessoas,” disse a professora, acrescentando que o povo ludovicense é feito de pessoas que riem com os olhos. Muito emocionada, Isis falou que poucas pessoas podem escolher onde querem morar e que ela teve essa dádiva. “Eu sei muito bem que a minha alma está neste lugar e se mistura com tudo que aqui há”, declarou, agradecendo a todos os presentes, aos vereadores Raimundo Penha e Paulo Victor (PSB), companheiros de muitas lutas. E finalizou dizendo nunca imaginou receber esse reconhecimento da cidade que aprendeu a amar.
Também fizeram parte da mesa o suplente de vereador Lulu Tibiri; a presidente da Ação das Mulheres trabalhistas Municipais do PDT, Tânia Soeiro; o advogado e amigo da homenageada, João Moraes; o presidente do Conselho Estadual de Educação, Geraldo Castro; e, o empresário, poeta e produtor cultural Renato Dionísio.
Mín. 17° Máx. 24°