Os estudantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) que participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e da 2ª Edição da Jornada Estadual de Lançamento de Foguetes foram homenageados em uma cerimônia no Auditório Sucesso, em Teresina, na última sexta-feira (29).
Durante o evento, 84 alunos foram premiados com medalhas da OBA: 56 de bronze, 23 de prata e 5 de ouro. Gleyson Fernandes Machado, medalhista de ouro e estudante do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Governador Dirceu Mendes Arcoverde, expressou sua gratidão pela premiação. “Me sinto grato por participar dessa cerimônia e espero estar aqui nos próximos anos”, disse.
A cerimônia contou com a presença do secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira; do presidente da OBA, professor dr. João Batista Garcia Canalle; da representante do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovações e Comunicações, Luana Bonone; do sócio fundador da Tron Robótica Educativa, Gildário Lima; e do artista e empresário Whindersson Nunes.
Em seu discurso, o presidente da OBA, professor dr. João Batista Canalle, destacou a dedicação dos professores, que muitas vezes se aventuram em áreas fora de sua formação para apoiar o desenvolvimento dos alunos. “Alguns professores abraçam uma olimpíada que nem mesmo é da área de conhecimento que atuam. Mas se esforçam ao saber da importância dessas competições”, afirmou.
O secretário Washington Bandeira anunciou que o Piauí será sede de uma etapa da OBA em 2025. “Quero agradecer ao professor João Canalle pelo apoio para realizarmos uma fase da OBA no Piauí no próximo ano”, comemorou.
2ª Jornada Estadual de Lançamento de Foguetes
A cerimônia também premiou os estudantes da 2ª edição da Jornada Estadual de Lançamento de Foguetes, parte do calendário do Projeto Seduc Olímpica. Este ano, 45 equipes participaram do torneio.
“A Jornada de Foguetes é uma ação do nosso projeto Seduc Olímpica, criado para estimular os jovens a se envolverem nas Olimpíadas do Conhecimento, preparando-os com o apoio de seus professores”, explicou Bandeira.
A equipe com a maior pontuação foi a do Ceti Professor Pinheiro Machado, de Teresina, que recebeu um convite de Whindersson Nunes para desenvolver um projeto de lançamento de protótipos em parceria com sua empresa, a Tron Robótica Educativa. “Com a Tron, estamos desenvolvendo tecnologia para coletar informações sobre os lançamentos. Gostaria de convidar a equipe vencedora para trabalhar conosco. Esse dispositivo permitirá que vocês tenham dados precisos de velocidade e altura. Será um prazer tê-los conosco”, afirmou o humorista.
A 2ª Jornada Estadual de Lançamento de Foguetes premiou um total de 15 escolas, com cinco medalhas de ouro, cinco de prata e cinco de bronze.
Mín. 17° Máx. 24°