

A delegação paranaense conquistou 62 medalhas na edição 2024 dos Jogos da Juventude, torneio organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) para alunos-atletas entre 15 e 17 anos, representando as 27 unidades da Federação. É a segunda melhor colocação do país no total de medalhas, com 13 ouros, 17 pratas e 32 bronzes. Os Jogos terminaram neste fim de semana em João Pessoa, na Paraíba – mais de 4,2 mil atletas competiram em 18 modalidades.
O Estado de SP levou o maior número de medalhas, com 126. Neste ano, a delegação paranaense enviou 205 pessoas para os Jogos, entre técnicos e atletas. Em 2023 o Estado conquistou 55 medalhas em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.
Márcia Tomadon Moreira, coordenadora dos Jogos Escolares do Paraná – competição que seleciona os representantes do Estado nos Jogos da Juventude – e chefe da delegação do Estado, falou sobre o desempenho da equipe durante os 21 dias de competição em João Pessoa.
“Tivemos um elevado número de medalhas, 10% a mais que no ano de 2023. Isso demonstra o trabalho do Governo do Paraná. Só temos a agradecer aos nossos atletas, aos nossos professores, a dedicação, o compromisso, principalmente por estarem aqui e darem o seu melhor”, destacou ela.
Segundo Márcia, o Paraná hoje é referência no esporte escolar nacional. O objetivo da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), acrescentou, é fortalecer ainda mais esse segmento, oportunizando aos jovens que participem dos jogos oficiais e representem o Estado em competições como essa. “Para quem ficou com vontade de estar aqui, treine, participe dos Jogos Escolares do Paraná. Os atletas que aqui estiveram foram magníficos e vocês também podem estar aqui integrando a nossa delegação”, conclui.
As medalhas de ouro foram conquistadas nas modalidades de atletismo (5), natação (3), tênis de mesa (2), vôlei (2) e taekwondo (1). Os resultados completos das modalidades coletivas e individuais podem ser encontrados no quadro de medalhas, disponível AQUI .
INCENTIVO– Trinta e dois atletas apoiados pelo Governo do Estado, por meio do programa Geração Olímpica e Paralímpica (GOP), conquistaram medalhas em João Pessoa. Ao todo, eles somaram 10 medalhas de ouro, 13 de prata e 21 de bronze. O programa concede apoio financeiro, por meio de bolsas mensais, a atletas e técnicos desde a base até aqueles de alto rendimento.
Os Jogos da Juventude, organizados pelo COB por meio da Diretoria de Desenvolvimento e Ciências do Esporte, retornam com a edição de 2025 em Brasília.
Esportes Começam nesta segunda inscrições para programa Bolsa Atleta 2026
São Sebastião - SP Corrida do Padroeiro de São Sebastião 2026 marca abertura da temporada de provas de atletismo com mais de mil atletas
Esportes Fesporte divulga calendário oficial de 2026
Mato Grosso do Sul Após vitória fora de casa, Sesc MS Vôlei/AECGV recebe o Fluminense neste sábado pela Superliga B
Esportes São Paulo receberá em março o Mundial de skate street e park
São Sebastião - SP Corrida do Padroeiro 2026 abre temporada de corridas com mil atletas em São Sebastião
Esportes Treinador esportivo destaca importância do cuidado emocional
São Sebastião - SP Vivências Náuticas da ‘Estação Verão 2026 São Sebastião’ começam nesta sexta-feira na Praça da Vela
São Sebastião - SP Prefeitura de São Sebastião moderniza sistema de cadastramento de atividades esportivas com nova plataforma digital Mín. 17° Máx. 23°





