Nesta quinta-feira (5), o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) se reuniu de forma virtual, com a presença da presidente do Conselho, Vilma Freire, que também é a secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema). O encontro também teve a presença do secretário e superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes, da superintendente adjunta, Virgínia Carvalho, e de outros conselheiros.
O principal ponto da pauta foi o resumo das Conferências Intermunicipais do Meio Ambiente, que têm mobilizado diversos municípios do Ceará desde outubro. Gustavo Vicentino, secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Sema, fez a apresentação das conferências. Esta é uma das etapas preparatórias para a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) e visa incentivar a participação popular na formulação de propostas para enfrentar os desafios climáticos.
Para Vilma Freire, as conferências são essenciais para fortalecer as políticas ambientais e promover soluções coletivas. “A participação da população nas conferências é fundamental para garantir que as decisões sobre o futuro ambiental das nossas cidades reflitam as necessidades e interesses de todos. A contribuição cidadã fortalece as políticas públicas e torna o processo mais justo e eficaz”, destacou.
As discussões têm se concentrado em torno de cinco eixos temáticos definidos pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA): Mitigação, Adaptação e Preparação para Desastres, Justiça Climática, Transformação Ecológica, e Governança e Educação Ambiental. Ao final de cada evento, os participantes selecionam as dez principais propostas de soluções e elegem delegados que avançam para a Conferência Estadual, prevista para março de 2025.
As conferências já ocorreram em vários municípios cearenses, com o apoio dos consórcios municipais de resíduos sólidos, incluindo cidades como São Benedito, Itatira, Mombaça, Cariré, Várzea Alegre, Quixadá, entre outras.
Por fim, durante a reunião, foi aprovado por unanimidade o calendário das reuniões do Coema para o ano de 2025, com a primeira prevista para o dia 6 de fevereiro.
Para obter mais informações sobre as Conferências Intermunicipais do Meio Ambiente,clique aqui.
Mín. 20° Máx. 25°