Quinta, 26 de Dezembro de 2024
20°

Tempo nublado

São Paulo, SP

Anúncio
Cultura Cultura

Atividades do MAC-PR exploram percepção do tempo e do movimento na Quarta Pública

Ações serão no dia 18. Pela manhã, a oficina “Percepção Expandida do Tempo Através do Movimento” oferecerá uma vivência prática sobre improvisação...

09/12/2024 às 16h33
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: Ulisses Candal Sato
Foto: Ulisses Candal Sato

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná) promove em 18 de dezembro duas atividades gratuitas com a artista visual Adriana Omoto. A programação, que integra o projeto Quarta Pública, inclui uma oficina pela manhã e uma performance à tarde, ambas na Sala 9 do MAC, localizada no Museu Oscar Niemeyer (MON).

As atividades exploram a relação entre corpo, tempo e espaço, utilizando a dança e a performance como ferramentas de investigação artística. Pela manhã, a oficina “Percepção Expandida do Tempo Através do Movimento” oferecerá uma vivência prática sobre improvisação e presença corporal. À tarde, a performance “Pó” apresentará uma reflexão poética e sensorial sobre a atemporalidade e a busca por nossas origens.

OFICINA – A oficina acontece das 10h às 11h30, na Sala 9 do MAC no MON, e é voltada para artistas, dançarinos, performers e interessados em práticas corporais. Com classificação indicativa para maiores de 16 anos, a atividade será conduzida por Adriana Omoto e aborda a percepção do tempo por meio do movimento, utilizando exercícios de respiração, percepção e presença para ampliar a autonomia em improvisações de dança.

A oficina é gratuita, mas com vagas limitadas a 20 participantes, sendo necessário realizar inscrição prévia AQUI . As confirmações serão enviadas via WhatsApp.

PERFORMANCE – A performance “Pó” será às 16h, também na Sala 9 do MAC no MON, com classificação indicativa para maiores de 18 anos e duração de 30 minutos. A obra utiliza micromovimentos para explorar a atemporalidade e a busca por origens, criando uma experiência sensorial e poética que propõe diálogos entre corpo, espaço e tempo.

Sobre a artista - Adriana Omoto é artista, pesquisadora e professora de dança. Mestre em Artes na linha de pesquisa Modos de Conhecimento e Processos Criativos em Arte, PPGArtes/Unespar (2024). Bacharel e licenciada em Dança (Unespar/FAP - 2014). Tem produção artística focada na investigação de movimento, articulando dança e performance com estudos socioambientais e ecofeministas.

MAC PARANÁ– O Museu de Arte Contemporânea do Paraná, fundado em 1970, tem um acervo de mais de 2.000 obras de artistas paranaenses, brasileiros e estrangeiros. Além do acervo, possui o Setor de Pesquisa e Documentação, um dos maiores arquivos especializados em arte moderna e contemporânea do Brasil, disponível para consulta de pesquisadores e pesquisadoras, e um Setor Educativo, que promove visitas mediadas e oficinas gratuitas.

QUARTA PÚBLICA– O MAC Paraná, que ocupa duas salas no Museu Oscar Niemeyer (MON), oferece atividades interativas ao público como parte do programa Quarta Pública, realizado sempre às quartas-feiras com entrada gratuita.

O público é convidado a enviar propostas de workshops, palestras, oficinas interativas ou projetos de arte para integrar as Quartas Públicas da Sala Aberta do MAC Paraná. As propostas podem ser encaminhadas para o e-mail educativomac@seec.pr.gov.br.

Serviço:

Oficina: Percepção Expandida do Tempo Através do Movimento

Data: 18/12 (quarta-feira) – das 10h às 11h30

Local: Sala 9 do MAC no MON – Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico – Curitiba

Classificação indicativa: 16 anos

Inscrições AQUI

Performance “Pó”

Data: 18/12 (quarta-feira) – 16h

Local: Sala 9 do MAC no MON – Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico – Curitiba

Classificação indicativa: 18 anos

Entrada livre, sem necessidade de inscrição prévia.

Mais informações: www.mac.pr.gov.br

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários