A Prefeitura de São José do Rio Preto inaugura na próxima quinta-feira, 12 de dezembro, às 10h30, no Centro de Qualificação Profissional e Emprego da Secretaria do Trabalho e Emprego, a sala de atendimento do Projeto Ratione.
Criado em 2021 pelo Núcleo de Avaliação Psicológica da Vara da Infância e Juventude de Rio Preto, o projeto tem a missão de promover ações para prevenir atos infracionais entre crianças e adolescentes. Um dos pilares é educação integrada e compreensiva que gera promoção do bem-estar de adolescentes e jovens.
Profissionais e estudantes de psicologia, direito e medicina, voluntariamente realizam atividades que visam: reduzir danos na adolescência, desenvolver humanidades, apoiar o desenvolvimento do ambiente escolar e toda a comunidade escolar.
Atualmente, o Ratione atual em cinco escolas da rede estadual de ensino.
Ao longo dos anos, o projeto identificou a necessidade de suporte às mães-solo, que enfrentam desafios cotidianos para evitar que seus filhos sejam expostos à criminalidade. A demanda extrapola os limites escolares, passando por necessidades de saúde, trabalho, cuidados especiais, entre outros.
"O pedido do juiz Evandro Pelarin, da Vara da Infância e Juventude de Rio Preto, foi imediatamente recebido, uma vez que a instalação da sala será especialmente importante para mães desta região. Muitas são arrimo de família e não contam com qualquer suporte aos desafios cotidianos, que afetam diretamente na vida das crianças e dos adolescentes", comenta o secretário do Trabalho e Emprego, Rodrigo Demécio.
Com o ponto de atendimento no Centro de Qualificação, uma equipe do Ratione ofertará atendimento específico às famílias da região Norte, cuja demanda se sobressai comparada a outras da cidade.
Mín. 20° Máx. 21°