O Espaço Cultural BRDE - Palacete dos Leões, em Curitiba, abrirá duas exposições, uma nesta quinta (12) e outra na terça-feira (17), que se estendem até 31 de janeiro, mais uma alternativa de programa no período de férias.
A primeira, “Segredos Desvelados: O Invisível dos Corpos em Liberdade”, mostra individual da artista Karina Amadori, traz suas grandes esculturas e instalações, ocupando as salas do local com obras que trazem o equilíbrio entre o rígido e o macio, a força e a delicadeza.
A exposição será composta de duas instalações esculturais em grande formato. As obras utilizam materiais naturais menos convencionais: fio de seda, voal de seda, casulos de bicho-da-seda e raízes de árvore, formando grandes esculturas e cortinas suspensas nos espaços expositivos. O público poderá andar entre as próprias obras, que conectam diferentes ambientes do Palacete, entre a Sala 2 e a Sala da Torre.
Karina Amadori nasceu em Pato Branco, no Sudoeste do Estado, vive e trabalha em Curitiba. Foi durante a formação em Terapia Ocupacional que a artista se interessou pela arte e começou seus primeiros esboços em desenhos e esculturas. Sua pesquisa artística está diretamente ligada à produção do bicho-da-seda, criando objetos escultóricos e instalações usando a seda e seus derivados como matéria-prima.
LAURA RIDOLFI– A mostra individual da artista Laura Ridolfi, “Motivos”, começa no dia 17, a partir das 19 horas. Conhecida por suas composições de abstração geométrica, Laura mantém o foco em padronagens, e nesta exposição incorpora referências ao azulejo, explorando o vínculo biográfico com sua descendência brasileira e portuguesa, além da forte presença desse elemento cultural em ambas as tradições.
A azulejaria aparece como uma referência importante na sua obra e a introdução de elementos figurativos remontam a anedotas que recolhe da sua história familiar.
A exposição, composta por um recorte de 18 obras de sua produção atual, propõem diálogos entre diferentes tipos de azulejos pictóricos, faz a combinação de cenas oníricas e fragmentos do cotidiano.
Laura Ridolfi nasceu em Maringá, no Noroeste, e trabalha em Curitiba. Ela produz suas obras principalmente com pintura sobre tela e desenho sobre papel, utiliza a geometria como principal motivo de trabalho, relacionando as formas e cores, explorando a tridimensionalidade na superfície plana do tecido. Sua busca é criar seu repertório de motivos geométricos e de figurações que abracem cenas e expandam narrativas para além da própria imagem.
VISITAS MEDIADAS – Durante o período expositivo, serão promovidas duas visitas mediadas conduzidas pela artista Laura Ridolfi e a curadora Isadora Mattioli. Elas estão previstas para os dias 22 de janeiro de 2025 (quarta-feira), às 19 horas, e 23 de janeiro de 2025 (quinta-feira), às 14 horas.
Além disso, está programada a oficina gratuita "Por qual nome você será chamado por nós?", ministrada por ambas, no dia 28 de janeiro (quarta-feira), das 14h às 18h, com vagas limitadas e emissão de certificado. Link para inscrição AQUI .
PALACETE DOS LEÕES – Mantido pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), o Espaço tem como missão fomentar a sensibilização e participação de artistas e da comunidade na vida cultural da cidade, garantindo acesso gratuito à arte e à cultura. Ao longo do ano, realiza exposições que refletem a diversidade e a riqueza da produção artística e práticas contemporâneas.
Serviço:
"Segredos Desvelados: O Invisível dos Corpos em Liberdade"
Abertura: 12 de dezembro, às 19h
Até 31 de janeiro de 2025
"Motivos"
Abertura: 17 de dezembro de 2024, às 19h
Até 31 de janeiro de 2025
Local: Espaço Cultural BRDE - Palacete dos Leões
Avenida João Gualberto, 520, Alto da Glória - Curitiba
Mais informações no site do Palacete
Mín. 20° Máx. 26°