

O técnico paralímpico Jozimar Venção, natural do município de Monsenhor Gil, Piauí, conquistou o troféu de melhor desempenho técnico masculino durante os Jogos Sul-Americanos Escolares 2024. O evento aconteceu entre de 4 a 10 de dezembro, na cidade de Bucaramanga, na Colômbia, reunindo atletas de 12 países membros do Conselho Sul-Americano do Esporte (Consude).
Jozimar, que lidera um trabalho transformador no paradesporto escolar, destacou a importância desse reconhecimento. “Vivenciar um sul-americano na primeira vez que saí do meu país traz uma perspectiva enorme. É o ápice do trabalho que começou em 2009, levando alunos da rede municipal de Monsenhor Gil aos jogos escolares. Em 2013, comecei a focar no paradesporto, e os frutos começaram a surgir em 2014, com as primeiras convocações para a seleção brasileira. Hoje, ver João Pedro, um dos meus atletas, conquistar três medalhas e saber que isso também resultou no meu troféu é algo indescritível”, afirmou o técnico.
João Pedro, destaque da delegação brasileira, conquistou duas medalhas de ouro e uma de prata nos Jogos Sul-Americanos Escolares 2024. Além disso, ele foi campeão brasileiro pela CBDE (Confederação Brasileira do Desporto Escolar) e CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), o que solidificou sua convocação para a competição internacional.
Segundo Jozimar, os resultados de João Pedro e outros atletas são fruto de muito esforço em um cenário de poucos recursos. “Saímos de uma cidade pequena, com cerca de 10 mil habitantes, enfrentando barreiras e limitações estruturais, mas a força de vontade e o trabalho em equipe nos trouxeram até aqui.”

O avanço do paradesporto no estado foi impulsionado pela Secretaria dos Esportes do Piauí (Secepi), sob a gestão da secretária Josiene Campelo. Em 2023, pela primeira vez, as modalidades paralímpicas foram incluídas nos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs). Segundo a secretária, essa mudança reflete o compromisso do governo estadual com a inclusão e o respeito. “A partir do momento em que incluímos as modalidades paralímpicas, abraçamos uma causa que impacta diretamente a vida de muitos jovens. O paradesporto escolar passou a ser uma prioridade e foi abraçado pelo governador Rafael Fonteles. Os resultados mostram que estamos no caminho certo”, afirmou Josiene Campelo.
O técnico também destacou a importância de políticas públicas, como o programa Bolsa Atleta, do qual ele e João Pedro são beneficiários. O benefício tem contribuído para a aquisição de materiais esportivos e o fortalecimento do treinamento.
Os méritos de Jozimar e seus atletas são celebrados como exemplo de superação e dedicação. Além das conquistas individuais, a equipe liderada por ele tem a expectativa de representar o Brasil no Mundial de Paradesporto Escolar, que acontecerá de 4 a 14 de abril de 2025, na Sérvia.
Esportes Começam nesta segunda inscrições para programa Bolsa Atleta 2026
São Sebastião - SP Corrida do Padroeiro de São Sebastião 2026 marca abertura da temporada de provas de atletismo com mais de mil atletas
Esportes Fesporte divulga calendário oficial de 2026
Mato Grosso do Sul Após vitória fora de casa, Sesc MS Vôlei/AECGV recebe o Fluminense neste sábado pela Superliga B
Esportes São Paulo receberá em março o Mundial de skate street e park
São Sebastião - SP Corrida do Padroeiro 2026 abre temporada de corridas com mil atletas em São Sebastião
Esportes Treinador esportivo destaca importância do cuidado emocional
São Sebastião - SP Vivências Náuticas da ‘Estação Verão 2026 São Sebastião’ começam nesta sexta-feira na Praça da Vela
São Sebastião - SP Prefeitura de São Sebastião moderniza sistema de cadastramento de atividades esportivas com nova plataforma digital Mín. 17° Máx. 23°





