Nesta quinta-feira (19), a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), por meio da Coordenação de Epidemiologia e do Programa Vida no Trânsito (PVT-PI), participa do lançamento do Programa Rodovida. O evento acontece a partir das 8h, em frente à sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na Avenida João XXIII, em Teresina.
A iniciativa tem como objetivo promover ações integradas entre diversos órgãos governamentais e a sociedade civil para fortalecer a segurança no trânsito. As atividades, coordenadas e sistemáticas, estão alinhadas aos pilares estabelecidos pela Resolução Contran nº 897, de 9 de março de 2022. A meta é reduzir a violência no trânsito e os altos custos sociais associados.
Segundo Amélia Costa, coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, o programa busca intensificar a presença da PRF e de outras instituições públicas nas áreas com maior incidência de acidentes. A estratégia inclui ações conjuntas de fiscalização e educação voltadas para práticas de risco no trânsito, como ultrapassagens perigosas, embriaguez ao volante, falta de cinto de segurança, transporte inadequado de crianças, não utilização de capacetes, excesso de velocidade e uso de celular ao dirigir.
Além disso, a operação também abordará questões relacionadas ao descumprimento do tempo regulamentar de direção e descanso, bem como ao transporte ilegal de passageiros.
"Nosso foco é reduzir o número de acidentes graves e, consequentemente, a quantidade de vítimas lesionadas ou fatais, em conformidade com o Plano Nacional de Redução de Mortos no Trânsito, instituído pelo PNATRANS", enfatizou Amélia Costa.
Mín. 20° Máx. 25°