No dia 17 de dezembro de 2024, o município de Costa Rica/MS, sancionou a Lei nº 1.787, que institui o Programa Bolsa Atleta Municipal . O objetivo principal do programa é subsidiar projetos esportivos, valorizando e apoiando atletas amadores que representam a cidade em competições de diferentes níveis.
O programa irá conceder incentivos financeiros que variam entre 15% e 60% do salário mínimo nacional, podendo ser pagos mensalmente ou em caráter eventual. A duração da bolsa é de até um ano, sem restrições para renovação. As modalidades de bolsa incluem categorias individuais para atletas destacados, bolsas para seleções coletivas e incentivos especiais para técnicos e estudantes-atletas.
Os requisitos para participar do programa incluem ter pelo menos oito anos de idade, estar vinculado a uma entidade esportiva e ter um histórico recente de competições. Além disso, os atletas estudantes devem manter bom desempenho escolar.
As despesas do programa serão cobertas pelos recursos orçamentários da Secretaria de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, que também será responsável pela regulamentação dos procedimentos de concessão das bolsas. A partir de 1º de janeiro de 2025, o programa estará em vigor, promovendo o desenvolvimento do esporte local e incentivando a participação da comunidade em competições.
Com essa iniciativa, Costa Rica reafirma seu compromisso com o esporte e a formação de novos talentos na região, complementado o sucesso do Projeto Forjando Campeões.
Fonte:ASSECOM / PMCR
Autor:Silvestre de Castro - Jornalista e Radialista
Mín. 20° Máx. 26°