Sábado, 21 de Dezembro de 2024
24°

Tempo nublado

São Paulo, SP

Anúncio
Saúde Saúde

Em sua quarta edição, Encontro Estadual da Rede Saúde Escola reúne profissionais do SUS Ceará

Além de palestras, mesas-redondas e conferências, o evento contou com apresentações culturais Já consolidado como uma iniciativa importante para a ...

20/12/2024 às 18h33
Por: Redação Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Além de palestras, mesas-redondas e conferências, o evento contou com apresentações culturais

Já consolidado como uma iniciativa importante para a discussão sobre as Políticas de Educação Permanente em Saúde (EPS), o Encontro Estadual da Rede Saúde Escola (Rese) reuniu, em sua quarta edição, professores, residentes, preceptores, estudantes, pesquisadores, gestores e trabalhadores da área, na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE). O evento, que aconteceu ao longo de três dias, foi concluído nesta sexta-feira (20).

Realizado pela ESP/CE, em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), o Encontro trouxe uma programação diversificada que mistura os saberes culturais, educacionais e científicos. Foram palestras, mesas-redondas, apresentações de trabalhos e musicais, além de exposições que giravam em torno da temática central: “Educação, Trabalho e Democracia: tecendo redes de apoio em defesa da vida, do direito à saúde e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

“É de grande importância para nós integrar ensino, serviço e comunidade, trazendo para o SUS esse papel também de formar. Se precisamos de trabalhadores para atender com qualidade a população, então que, de fato, o sistema de saúde se faça uma escola”, explicou a coordenadora da Rese, Ana Paula Brilhante. Confira o depoimento completo da gestora.

Mostra de experiências

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

As apresentações de trabalhos aconteceram de maneira simultânea nos dois primeiros dias de evento

Também integraram o evento o 2º Seminário Cearense de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde e a 4ª Mostra de EPS. O espaço foi destinado às apresentações de estudos, dos quais mais de 130 foram aprovados.

Divididos entre os miniauditórios e salas de aula da autarquia, os profissionais expuseram seus trabalhos, nas áreas “Relatos de Pesquisas e de Experiências” e “Outras Linguagens”. As produções foram organizadas por categorias: “Controle social e a produção do conhecimento para a defesa do SUS e da democracia”; “Gestão do Trabalho e Educação na Saúde”; “Diálogos e práticas da gestão compartilhada”; e “Produção do cuidado e formação”.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Aline Adão (foto), 32, é enfermeira e tutora do “Mais Saúde com Agente”, projeto do Ministério da Saúde (MS) voltado para capacitar Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Endemias (ACE) no município de Caucaia (CE). Participando pela primeira vez no evento, a profissional acredita que as palestras, exposições e apresentações das quais participou irão ajudá-la a aplicar novas experiências em seu campo de atuação.

“Foi muito importante participar para a função que desempenho hoje. Esses 50 profissionais, a quem presto o serviço de tutoria, lidam diretamente com os pacientes e são a porta de entrada da Atenção Básica. Então, estou conseguindo juntar o que vejo na prática com tudo o que foi discutido aqui: as dificuldades de cada região e suas potencialidades”.

Resultados

A coordenadora de Políticas de Educação, Trabalho e Pesquisa em Saúde da Sesa, Silvia Bomfim, destacou os bons frutos que a iniciativa vem trazendo ao longo dos anos.

“A partir dessas edições, a gente pôde assegurar o que estava acontecendo nos municípios cearenses. Então, fomos sugerindo algumas ações, como a implementação dos Núcleos Municipais e Regionais de Educação Permanente e a própria institucionalização da Política de Educação Permanente, criada em 2022. Tudo isso, graças a esses encontros e partilhas em rede”, comemorou.

Para a gestora, a iniciativa é completa, ao unir projetos educacionais com o trabalho. “Quando discuto sobre a Mostra, eu vejo o que está sendo feito; quando debato sobre esse seminário e a gestão do trabalho que vem das conferências de saúde pública, estou colocando a necessidade de fazer um balanço de onde estamos e o que prevemos para o futuro da Rede Saúde Escola”, completou. Ouça:

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Mulheres de destaque que atuam na área da saúde foram homenageadas em exposição no pátio da ESP/CE

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários