Segunda, 30 de Dezembro de 2024
25°

Parcialmente nublado

São Paulo, SP

Anúncio
Cidades Rio Preto - SP

São José do Rio Preto Rumo aos 200 Anos

Auditório do Paço Municipal ganha obra artística Com 10 metros de largura por 2,90 metros de altura, mural reúne inspirações de diversas técnicas e...

20/12/2024 às 21h17
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Rio Preto - SP
Compartilhe:
Marcos Morelli / SMCS
Marcos Morelli / SMCS

O auditório Roberto Costa Abreu Sodré, localizado no 9.º andar do Paço Municipal Dr. Loft João Bassitt, sede da Prefeitura de São José do Rio Preto foi reinaugurado após reforma e revitalização na manhã desta sexta-feira, dia 20/12 e ganhou uma obra de arte permanente.  Durante a prestação de contas e balanço final do governo Edinho Araújo (2017-2024), foi também inaugurado o mural artístico denominado “São José do Rio Preto Rumo aos 200 anos” produzido por meio do design gráfico como fine art e impressão em canvas (tela em tecido de algodão, própria para obras de arte). 

Com 10 metros de largura por 2,90 metros de altura, a obra reúne inspirações de diversas técnicas artísticas como gravura, realismo, aquarela, pop art e Inteligência Artificial e é resultado de concepção, projeto e pesquisa da jornalista e designer de interiores, servidora da Secretaria Municipal de Comunicação Social, Josy Mariano de Sá, com execução do designer, artista visual e publicitário, Higor Riente.

O desenho faz uma leitura poética de 1852 a 2052, mostrando a natureza selvagem da região na época do desbravamento, pontuada pela lenda do pássaro azul, trazendo pelo tempo que se desenrola, o despontar de São José do Rio Preto com as primeiras casas simples, os símbolos da cultura caipira como o carro-de-boi, a viola, a folia de reis, a primeira catedral; as culturas agrícolas que iniciaram o crescimento da cidade como o café, a cana e o algodão e a chegada da ferrovia, simbolizada pela maria-fumaça. 

54217154605_85aec5b738_k.jpg

Na sequência, à medida que o passado se desdobra rumo ao presente, a obra ganha cores e técnicas artísticas diferentes. Estão ilustrados os prédios que foram surgindo no primeiro apogeu do município e tornaram-se turísticos como a estação de trem, o mercado municipal, o palácio das águas, o complexo Swift, o prédio da biblioteca, a basílica e a represa mostrando a formação de uma cidade já verticalizada e moderna ao fundo. 

Símbolos imateriais da cultura rio-pretense como as capivaras, a revoada das andorinhas, o rodeio e o festival internacional de teatro (FIT Rio Preto) não foram esquecidos. A pujança da metrópole regional aparece com o trânsito das novas locomotivas, edifícios modernos, a medicina, a universidade, o agro tecnológico, aviões, antenas 5G, radares e uma Rio Preto imaginada pela inteligência artificial em 2052, com seus arranha-céus, carros voadores, mas com a natureza presente nos céus e na terra.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários