A citricultura sergipana, que tem a laranja como principal cultura cítrica permanente do estado, está recebendo maior atenção por parte do Governo de Sergipe. Esta semana, no município de Cristinápolis, uma iniciativa realizada pela Diretoria de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) cumpriu mais uma etapa voltada para a sustentabilidade da citricultura.
Na propriedade do agricultor Domingos dos Santos, Colônia Cristinápolis, 20 pequenos citricultores locais participaram de procedimentos técnicos para coleta de amostras de solo e orientações sobre nutrição das plantas. Tiveram, também, conhecimento sobre o controle da podridão floral do citrus (conhecida como estrelinha), que, se não controlada, pode causar até 80% de perda na produção de frutos. De acordo com a equipe técnica da Emdagro, tudo dentro um aprendizado prático e interativo entre os participantes.
O citricultor da Colônia Cristinápolis, José Souza Santos, disse que é muito bom ter a Emdagro mais perto do pequeno produtor de laranja. “O aprendizado vem complementar a orientação que o escritório local da empresa vem prestando” disse José. Outro citricultor, Valdevino Alves, confirmou que “a presença do técnico junto ao produtor é o que está acontecendo de mais importante para apoiar a produção", colocou.
Já o citricultor José Aparecido destacou a importância do serviço gratuito. “Agradecemos à Emdagro por fornecer a análise de solo gratis, como também o calcário e a orientação de como aplicar os produtos e corrigir o solo”, disse.
O diretor de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa da Emdagro, Jean Carlos Nascimento, pontuou que o trabalho de assistência técnica tem excelente receptividade, com muita troca de experiências e engajamento entre os produtores.
Incentivos para a citricultura
Jean Nascimento pontuou as principais iniciativas do Governo de Sergipe para o fortalecimento da Citricultura. “Este 2024 foi um ano de muitos avanços. Com a chegada dos novos técnicos, em relação à citricultura, conseguimos ampliar ainda mais a parte da assistência técnica que era uma das principais dificuldades que nós tínhamos. Realizamos mais de 20 demonstrações de métodos, montamos dez unidades de observação da citricultura e orientação com o programa de análise e correção de solo”.
Além dos vários dias de campo com capacitação, Jean Nascimento relacionou a entrega de 210 mil borbulhas aos pequenos produtores de mudas cítricas, e implantação de uma área de 10 mil metros quadrados com 550 mudas de quatro variedades de porta-enxertos com vistas a produzir mudas mais resistentes a doenças e mais produtivas. “Também os pesquisadores da Emdagro estão debruçados sobre o experimento de defensivos naturais para combater as principais pragas que atingem nossos pomares. Então, eu acredito que nesse próximo ano nós vamos avançar mais ainda”, concluiu Jean.
Citricultura em Sergipe
São 14 municípios produtores de laranja em Sergipe. Desses municípios, mais de 65% deles têm área de menos de cinco hectares, confirmando que a cultura da laranja em Sergipe é desenvolvida por pequenos agricultores, o público prioritário da Emdagro. De acordo com o último Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há no estado cerca de 14.653 estabelecimentos agropecuários cultivavam laranja, ou seja, 15,7% do total de estabelecimentos. A safra prevista pelo IBGE para 2024 é de 378.462 toneladas de laranja.
Mín. 20° Máx. 26°