A qualificação, a capacitação e a intermediação da mão de obra estão entre os focos da Sasc. Em 2024 foram qualificadas 3.334 pessoas em diversos cursos ofertados pelo programa Qualifica Piauí em 60 municípios de 11 territórios de desenvolvimento.
Os egressos do programa tiveram a oportunidade de passar por mais qualificação por meio do projeto Passaporte Empreendedor. E essa qualificação incluiu as mulheres atendidas na Casa da Mulher Brasileira, que ganhou um posto do Sine em 2024. O projeto Empório Empreendedor nos Municípios atendeu 140 pessoas proporcionando o desenvolvimento de habilidades e competências na gestão de negócios.
Michelly Mayara, fez o curso de cabeleireiro básico através do Programa Qualifica Piauí e já montou o empreendimento na zona sul de Teresina, realizando o sonho de ter o seu próprio salão de beleza. “Foi de grande valia o curso. Dei o pontapé inicial ao meu sonho. Agradeço à equipe do Qualifica Piauí por ter me dado a oportunidade de abrir meu próprio negócio,” elogia Michelly, que também fez o curso de corte e costura pelo Qualifica Piauí.
Sine
Na intermediação da mão de obra, o Sistema Nacional de Empregos (Sine), administrado pela Sasc, ofertou 4.673 vagas de emprego, encaminhou 4.300 para o mercado de trabalho, das quais 947 foram efetivadas, incluindo 270 mulheres e 124 jovens com ensino médio. O total de pessoas com deficiência encaminhadas foi de 181, sendo 21 efetivadas.
Essas pessoas também passaram por qualificação para inclusão no mercado de trabalho através de oficinas, workshops e palestras. A formação teve a participação de 109 pessoas e teve o apoio de empresas parceiras, para as quais o Sine promoveu o Café com as Empresas, em que teve o objetivo de fomentar e fortalecer a importância da parceria com o órgão intermediador de mão de obra.
Mín. 19° Máx. 26°