O ano de 2024 foi marcado por diversos avanços na Educação de Santa Catarina. Dentre eles, destacam-se: a criação do Programa Catarinense Técnico (CaTec), o crescimento do Programa Universidade Gratuita, a ampliação do Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares, a realização do maior concurso público da história da Educação de Santa Catarina e a descompactação da tabela salarial dos professores.
“Foi um ano de muitos avanços na educação do nosso Estado. Sob o comando do nosso governador Jorginho Mello, estamos dando passos muito significativos a cada ano para que a educação catarinense evolua como os nossos estudantes, professores e comunidades escolares merecem”, ressalta o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon.
“O nosso foco é sempre melhorar para oferecer ótimas condições em todos os sentidos aos nossos estudantes, professores e toda comunidade escolar. Foi um ano que avançamos muito em diversos aspectos da Educação e temos grandes expectativas para 2025”, destaca a secretária adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders.
Criação do CaTec
O número de estudantes em cursos técnicos da rede estadual de Santa Catarina saltou de 12 mil para 30 mil após a criação do Programa Catarinense Técnico ( CaTec ) pelo Governo do Estado em 2024, representando um aumento de 150% no número de matrículas. Os índices demonstram a efetividade da iniciativa, cujo objetivo é ampliar a oferta de cursos técnicos para estudantes da Rede Estadual de Ensino, possibilitando que terminem o Ensino Médio com o diploma de conclusão e pelo menos uma certificação técnica.
O CaTec permite que milhares de jovens estejam mais preparados para atuar no mercado de trabalho logo após a conclusão do ensino básico e tenham mais uma fonte de renda para a melhora da qualidade de vida deles e das suas famílias.
Mais estudantes cursando o Ensino Superior com o programa Universidade Gratuita
Apenas em 2024, o Governo do Estado concedeu mais de 41 mil benefícios pelo Universidade Gratuita , maior programa estadual de formação superior do Brasil. O investimento do Governo de Santa Catarina para a realização do programa este ano foi de quase R$ 507 milhões. Até 2026, a expectativa é que o investimento no programa Universidade Gratuita supere R$ 1,2 bilhão, beneficiando até 70 mil estudantes.
Este ano, como contrapartida do programa Universidade Gratuita, foram realizadas formações para os educadores da Rede Estadual de Ensino. As capacitações foram organizadas com os Núcleos de Acompanhamento Pedagógico e Formação das Coordenadorias Regionais de Educação, que conhecem de perto a realidade e as necessidades de cada região.
Ampliação do Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares
Em 2024, o modelo cívico-militar foi implementado na EEB São José, em Herval d’Oeste. A unidade atende aproximadamente 480 alunos, das turmas do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, e conta com 22 salas de aula, quatro laboratórios, auditório e ginásio de esportes. Ampliando o Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares de Santa Catarina de nove para dez escolas estaduais.
Também neste ano, foi realizado o 1º Seminário Estadual das Escolas do Programa Cívico-Militar , em Joaçaba. O objetivo da ação foi orientar e alinhar as ações realizadas pelo programa, além de esclarecer como é feita a organização e a gestão das unidades participantes. O seminário ainda teve momentos para trocas de experiências e compartilhamento de boas práticas, visando melhorar ainda mais o trabalho feito nas escolas estaduais cívico-militares.
Maior concurso público da história da Educação de SC
O maior concurso público da história da Educação de Santa Catarina teve mais de 75 mil inscritos. As provas para professor e para cargos administrativos foram realizadas em setembro.
A escolha de vagas para os professores classificados aconteceu no início de dezembro e os nomeados já começarão a trabalhar em 2025. A escolha de vagas para os cargos administrativos será feita em fevereiro. As etapas posteriores serão divulgadas em datas mais próximas.
Descompactação da tabela salarial do magistério
Em 7 de novembro, o governador Jorginho Mello sancionou a Lei da descompactação da tabela salarial dos professores . A iniciativa garante um aumento salarial aos professores efetivos do quadro de servidores da Educação. Foi a primeira vez em 16 anos que o Governo do Estado concretizou uma proposta deste tipo.
O objetivo é diferenciar os rendimentos dos professores de acordo com seu tempo de serviço público e qualificação profissional, promovendo uma valorização justa e necessária dos docentes. Outro ponto central da medida é o compromisso do governo estadual de aplicar 100% dos recursos do Fundeb no pagamento dos professores, garantindo que essas verbas destinadas à Educação sejam totalmente direcionadas à valorização profissional.
Mín. 19° Máx. 26°