Quarta, 08 de Janeiro de 2025
22°

Tempo nublado

São Paulo, SP

Anúncio
Segurança Piauí

Equoterapia da da PMPI auxilia na evolução de criança com autismo

Em 2024, o Centro Estadual de Equoterapia realizou mais de 2 mil atendimentos aos mais de 180 praticantes assistidos nos núcleos de Teresina e Parn...

07/01/2025 às 15h30
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Espera, paciência e amadurecimento. É assim que Katiucy Freitas, técnica de enfermagem, define a jornada de sua filha, Anny Reis, de 7 anos, que está entre os mais de 180 praticantes assistidos pelo Centro Estadual de Equoterapia de Teresina. Anny, que possui Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), participa semanalmente das sessões de equoterapia, integrando uma rede de histórias de superação no serviço, que completou 22 anos de atuação no Piauí.

Katiucy conheceu a equoterapia através do seu filho mais velho, Yves Reis Rocha, atendido por 13 anos no centro devido à paralisia cerebral e déficit motor. Ao identificar os primeiros sinais em Anny, a mãe imediatamente a encaminhou seus atendimentos. Desde os 3 anos, Anny participa das sessões no centro, e o progresso é evidente.

Além do TEA e do TDAH, a pequena também apresenta Transtorno Opositor Desafiador (TOD). Segundo Katiucy, o acompanhamento na equoterapia tem sido crucial para o desenvolvimento da confiança, do equilíbrio e do amadurecimento da filha.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

“Meu filho ficou os 16 anos lá, perfeito. E minha filha, quando nós tivemos a suspeita do autismo, eu já sabia para onde correr. Ajudou muito no desenvolvimento dela, na confiança, em aprender sobre o tempo, ter que esperar, sobre a paciência, coisa que ela não tinha. E ela simplesmente é apaixonada, ela melhorou muito na confiança, no equilíbrio, que também ajuda, porque eles caem muito. Eles tomam muita medicação, então ajudou no equilíbrio, ajudou na confiança. Ela já amadureceu muito. Fui atrás da equoterapia justamente para esses ganhos, que são muitas coisas pequenas, mas necessárias e importantes”, afirma a mãe. 

Em 2024, o Centro Estadual de Equoterapia realizou mais de 2 mil atendimentos aos mais de 180 praticantes assistidos nos núcleos de Teresina e Parnaíba. A major Sheyla Chaves, chefe do centro, afirma que a meta para 2025 é ampliar o número de vagas e inaugurar um novo polo no Parque de Exposições em Floriano, espaço cedido pela Secretaria do Agronegócio e Empreendedorismo Rural (Seagro).

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

“No ano de 2024, o Centro Estadual de Equoterapia da Polícia Militar do Piauí, através dos núcleos de Teresina e Parnaíba, assistiu mais de 180 praticantes. Além desses atendimentos internos, nós também recebemos visitas de crianças e jovens que se encantaram ao experienciar montar a cavalo. Bem como participamos também de vários eventos externos, onde recebemos o carinho e o respeito da comunidade. A equoterapia como abordagem terapêutica transforma vidas, renova a esperança das pessoas com deficiências e de seus familiares. Em nosso centro, nós primamos pela excelência do serviço, realizando com humanidade e profissionalismo. A prática de equoterapia colabora para a promoção da saúde e bem-estar psicossocial do praticante. Para o ano de 2025, almejamos ampliar as vagas destinadas à sociedade piauiense nos polos de Teresina e Parnaíba e iniciar as atividades na princesinha do Sul, Floriano”, destaca.  

O serviço é promovido em parceria Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e, ao longo desses 22 anos, tem mudado a vida de várias famílias. De acordo com o secretário Mário Eduardo, os relatos de mães são emocionantes.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

 “A equoterapia é um projeto importantíssimo que tem mudado a vida de milhares de pessoas do nosso estado, sobretudo na reabilitação. E a gente fica muito feliz, a Seid, em poder fazer parte desta parceria junto com a Polícia Militar do Piauí, através da cavalaria. A gente tem ouvido relatos emocionantes de mães que dizem que seus filhos chegam lá sem se socializar, sem se comunicar e, após a equoterapia, elas mudaram sua qualidade de vida, a inserção social. E nós, enquanto governo do estado, enquanto Seid, ficamos felizes em poder fazer parte deste projeto. Então, nossa parceria só tende a se fortalecer, para a melhoria dos serviços prestados pela equaoterapia já existentes em nosso estado”, finaliza.

Agendamento de sessões

Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com sessões de 20 a 30 minutos. Para beneficiados com dificuldades de locomoção, o Centro Estadual de Equoterapia de Teresina oferece transporte adaptado.
Endereço: Avenida São Francisco, nº 3001, bairro Parque Jurema, Regimento de Polícia Montada da PMPI.

Contato:
E-mail: equoterapiateresina@outlook.com
Instagram: @equoterapiapi
Telefone: (86) 99466-8078

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários