A ouvidoria do Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto (Semae) encerrou o ano de 2024 com 315 manifestações recebidas, o que representa um aumento de 128,26%, em relação ao ano anterior. Esse crescimento reflete o fortalecimento do canal de comunicação entre os usuários e a instituição, possibilitado pela criação de um novo portal no site oficial da autarquia, que permitiu o registro direto de manifestações e o acompanhamento do andamento de cada protocolo.
Do total de manifestações recebidas, 85,71% foram concluídas, 3,17% estão em tratamento, e 11,11% foram arquivadas. Entre os motivos para o arquivamento, destaca-se a duplicidade (68,57%). “Em alguns casos, o cidadão protocola duas ou até três vezes a mesma manifestação, cujo assunto é tratado em um protocolo inicial. O outro motivo de arquivamento é a insuficiência de dados, que diz respeito a manifestações que não puderam ser tratadas devido à ausência de informações relevantes para análise”, salientou a ouvidora do Semae, Roberta Grespan.
A maior parte das manifestações registradas na Ouvidoria do Semae corresponde a reclamações, que representam 92% do total. Esses dados reforçam o papel central da Ouvidoria como um espaço para a população expressar suas insatisfações, sugestões e preocupações sobre os serviços prestados pela autarquia.
Impacto e avanços da ouvidoriaPara a ouvidora Roberta Grespan, o serviço representa uma oportunidade de diálogo direto entre os usuários e a administração pública. " A ouvidoria é uma oportunidade que o usuário possui para dialogar com a Administração Pública por meio do protocolo de suas manifestações. Por isso é reconhecida como um importante instrumento de participação democrática, para aprimoramento dos serviços prestados e controle social sobre as instituições públicas", destacou.Em 2024, o principal marco da ouvidoria foi a criação do canal direto no site, que proporcionou maior praticidade e transparência ao cidadão. Além disso, o crescimento do número de manifestações sugere que os usuários estão mais cientes da existência e importância do serviço.
Segundo a ouvidora, o número de manifestações deve continuar crescendo nos próximos anos, acompanhando a expansão do Semae e o aumento populacional da cidade. "A tendência é consolidar o reconhecimento da ouvidoria por parte da população e aprimorar ainda mais a comunicação com os usuários", afirmou.
A Ouvidoria do Semae está disponível para registrar manifestações de sugestões, reclamações ou elogios. O acesso pode ser feito diretamente pelo site da autarquia (https://semae.riopreto.sp.gov.br/ouvidoria/), onde os munícipes também podem acompanhar o status de sua manifestação e obter informações detalhadas sobre os serviços prestados pela autarquia.
Foto: Eduardo Freitas/Semae
Mín. 18° Máx. 25°