Com cirurgias de urgência e emergência, o HRN realiza procedimentos de média e alta complexidade. Um dos pacientes atendidos pelo serviço de neurocirurgia do HRN é o garçom e sommelier João Paulo Farias Gomes, 39, de Monsenhor Tabosa, a cerca de 170 km de Sobral.
Após sofrer um acidente de trânsito, o paciente começou a sentir uma dor incapacitante no braço que o fez deixar de trabalhar. Da policlínica do seu município de origem, Crateús, ele foi encaminhado para o serviço de neurocirurgia. “Saí da cirurgia muito esperançoso. Já com melhora considerável”, disse.
Paciente João Paulo Farias sentia uma dor incapacitante e passou por uma neurocirurgia (Teresa Fernandes)
Segundo hospital de nível terciário construído pelo Governo do Ceará no interior, o HRN atende a população de aproximadamente 1,6 milhão de pessoas dos 55 municípios do Norte do Estado. Com capacidade operacional de 459 leitos de observação e internação, a unidade oferece assistência 24 horas em urgência e emergência em diferentes especialidades, sendo constituída por serviços finalísticos, de apoio e gerenciais.
Até dezembro de 2024, o HRN somou 103.096 procedimentos cirúrgicos, 109.679 atendimentos ambulatoriais, 18.875 partos e mais de 6,6 milhões de exames de imagem e laboratoriais. O Hospital tem atendimentos em Clínicas Médica, Cirúrgica, Obstétrica e Pediátrica; Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Adulto, Pediátrica e Neonatal; Unidades de Cuidados Intermediários e de Cuidados Especiais Adulto; e em atendimento de pacientes vítimas de acidente vascular cerebral (AVC) – casos agudos e subagudos.
O HRN é ainda referência para urgências e emergências pediátricas, clínicas e cirúrgicas em adultos. O hospital possui, ainda, o Centro de Apoio à Saúde Reprodutiva da Mulher (CASRM) para assistência obstétrica de pacientes encaminhadas pela Central Estadual de Regulação ou vinculadas a serviços parceiros como a Policlínica de Sobral e o Centro de Especialidades Médicas (CEM), além de contar com um Banco de Leite Humano (BLH) e leitos de Neonatologia.
Hospital Regional Norte foi inaugurado em 2013
O hospital mantém o certificado de Acreditado com Excelência – Nível 3, da Organização Nacional de Acreditação (ONA) desde 2019. O título aponta que a unidade cumpre padrões de qualidade e segurança do paciente, de gestão integrada, com uma cultura organizacional de melhoria contínua e maturidade institucional.
O diretor-geral do HRN, Carlos Hilton Albuquerque Soares, ressalta a importância do HRN para os habitantes da região. “O Hospital Regional Norte tem gerado um impacto substancial para a nossa Região Norte. São quase 600 mil atendimentos nas nossas emergências em 12 anos de uma assistência humanizada com dignidade e resolutividade. Nosso compromisso é aperfeiçoar, intensificar, melhorar cada vez mais o nosso atendimento para o retorno no mais rápido prazo possível das pessoas para o seu convívio familiar e social”, destaca.
O programa de Residência Médica teve início em 2021 no HRN para a capacitação de novos especialistas nas áreas de Terapia Intensiva, Ginecologia/Obstetrícia, Pediatria e Clínica Médica. A iniciativa integra o Programa Ampliares – Ampliação e Regionalização das Residências em Saúde, cuja proposta é qualificar a força de trabalho da Saúde no interior cearense. O projeto é da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), autarquia vinculada à Sesa.
O hospital passou a integrar também a experiência Lean nas Emergências, do governo federal, em maio de 2022. Em seu sexto ciclo, o projeto visa a melhorar a capacidade dos serviços de urgência e emergência, otimizando a rotatividade de leitos.
Mín. 20° Máx. 29°