Quarta, 22 de Janeiro de 2025
25°

Tempo nublado

São Paulo, SP

Anúncio
Cidades Rio Preto - SP

Janeiro da Comédia 2025 tem cinco atrações nesta quarta, 22/1

Sessões de dois espetáculos, "Na Lona de Benjamim" e "Sou Caipira, Ibirá, Póra", e mais três ações educativas e formativas estão na programação

21/01/2025 às 20h35
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Rio Preto - SP
Compartilhe:
Comunicação Social
Comunicação Social

O Janeiro Brasileiro da Comédia entra em seu segundo dia de apresentações nesta quarta-feira, 22/1, com cinco atrações entre sessões de espetáculos e ações educativas e formativas. Todas ações são gratuitas. A programação tem início às 10h, na Casa Nuvem, com a Oficina Pororoca do Riso que segue até as 13h e será ministrada por Chico Vinicius, Fagner Saraiva e Monique Salustiano (Coletivo Catappum!). Vagas limitadas e inscrições disponíveis pelo riopreto.sp.gov.br/2025jbc

A oficina prevê o encontro com a ancestralidade e técnicas e jogos a partir da máscara do palhaço. Serão compartilhados os processos criativos do coletivo Catappum! Não há necessidade de experiência prévia com humor, palhaçaria ou teatro. A vivência provoca o riso não como ponto final, mas como ferramenta de cura. Uma pororoca entre o humor e as narrativas.

Espetáculos

O espetáculo "Sou Caipira, Ibirá, Póra" (Cia Artes das Águas - Ibirá-SP) faz a primeira de suas duas sessões no JBC 2025, às 17h, na Praça Esportiva Visley Bossan - Jardim do Bosque - Região Bosque. O endereço é rua Onésio da Freira Rocha, n° 171 - Jd Bosque. O acesso é gratuito e não é necessária a retirada de ingressos.  

Sou Caipira...

"Sou Caipira, Ibirá, Póra" é um musical brasileiro que retrata o artista e a criação, o universo da cultura caipira raiz do interior paulista, perpassando temas como preconceito, machismo estrutural e a desvalorização da arte. O pano de fundo é a descoberta das águas milagrosas de Ibirá e sua cura. Uma trupe de artistas chega cantando e tocando e descrevendo as histórias dos personagens que buscam milagres e a criação.

A apresentação tem 75 minutos de duração e é livre para todos os públicos. O espetáculo tem direção geral e musical de Luiz Carlos Laranjeiras; dramaturgia de Antônio Bucca (Processo colaborativo com elenco, com textos e subtítulos de Luiz Carlos Laranjeiras) e no elenco Antônio Bucca, Duda Silva, Laísa Anselmi, Rian Gimenes, Victor Castioni. 

Após a sessão, haverá mais uma ação educativa e formativa, o Pensamento em Riso, um bate-papo junto ao público e às pessoas que criaram o espetáculo para perguntas ou comentários sobre a experiência vivida.

“Na Lona de Benjamin”

O espetáculo “Na Lona de Benjamin”, com o Coletivo Catappum!, de São Paulo-SP, faz a sua segunda e última apresentação no JBC,  no palco do Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, às 20h desta quarta-feira, 22/1. A classificação indicativa é 14 anos.  A entrada é gratuita, mas o público é convidado a contribuir com 1kg de alimento não perecível, que pode ser entregue nas caixas de arrecadação disponíveis no local. A ação solidária é em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (FSS). 

“Na Lona de Benjamim” é o novo espetáculo do Coletivo Catappum!, que refaz os passos do palhaço negro Benjamim de Oliveira. A obra é uma homenagem ao legado desse multiartista propagador do circo-teatro no começo do século XX, e aos artistas negros da época. Uma trupe de palhaçaria que viaja no tempo/espaço remendando histórias do passado em busca da herança de Benjamim encontra uma velha lona de circo, onde existe um morador desmemoriado que não lembra sobre a sua história, muito menos a de Benjamim. Com samba, músicas do congado mineiro, folias de reis, mágicas, números cômicos, teatro de revista, radionovela e melodrama, a trupe embarca nas memórias do circo-teatro brasileiro para combater o surto de desmemória aguda.

Após a apresentação de “Na Lona de Benjamim” também haverá o bate-papo Pensamento em Riso entre o público e os artistas da peça.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO JBC

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários