O Procon de Rio Preto realizou nesta quarta-feira, 22/1, uma ação educativa voltada a concessionárias e revendas de veículos da cidade. O objetivo foi orientar os comerciantes sobre o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e reduzir o número de reclamações no setor.
“A ação é educativa. O Procon levantou as empresas com maior volume de reclamações e está levando essas orientações para corrigir problemas antes que eles se agravem”, explica Fernando Papa, diretor do Procon de Rio Preto.
Segundo ele, o foco inicial é esclarecer dúvidas e garantir que os estabelecimentos conheçam e cumpram suas obrigações. “No primeiro momento, tentamos entender as dificuldades e esclarecer o máximo possível. Caso as irregularidades continuem após essa fiscalização de orientação, o Procon vai agir de forma mais rigorosa”, acrescenta.
Durante a visita, foram abordados temas como a obrigatoriedade de garantir a disponibilização do Código de Defesa do Consumidor em locais visíveis e acessíveis, tanto na recepção quanto no caixa, com a inclusão de um aviso indicando sua existência. Também foram reforçadas as regras da garantia legal de 90 dias para carros novos, que é de responsabilidade solidária entre o fabricante e a concessionária.
Mín. 22° Máx. 32°