A iniciativa é da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde e pretende atingir 50 mil pessoas durante a temporada de verão.Foto: divulgação SEMAE
O lixo nos oceanos é um dos maiores desafios ambientais enfrentados pelo Brasil, com o país contribuindo anualmente com até 190 toneladas de resíduos no mar. Desses resíduos, 80% são compostos por plásticos, filtros de cigarro, borrachas, metais, vidros, têxteis e papéis. Para enfrentar essa realidade alarmante, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae) lançou o programa Jogue Limpo com o Meio Ambiente, com o objetivo de engajar e conscientizar a população sobre os impactos do lixo nos oceanos e promover ações de preservação nas praias catarinenses.
A primeira ação na praia será no dia 25 de janeiro, com a instalação de uma Tenda Interativa na Praia do Centro de Garopaba, junto ao posto guarda-vidas, a partir das 9h. As pessoas que estiverem passando pelo local, serão convidadas a participar de quiz e brincadeiras relacionadas ao meio ambiente, concorrendo a brindes. Durante a temporada de verão, o programa passará por diversas outras praias de Santa Catarina, com atividades focadas em sensibilizar o público sobre a importância da preservação ambiental e do consumo consciente.
Ações do Programa Jogue Limpo com o Meio Ambiente:
“Santa Catarina tem 41 municípios na sua costa e 28 deles estão de frente para o mar e enfrentam um grande desafio no combate ao lixo nos oceanos. Esses resíduos não só afetam a biodiversidade marinha, mas também impactam a economia e a qualidade de vida das regiões. O programa lançado é uma forma de interagirmos com os nossos turistas com brincadeiras para estimular o conhecimento e cuidados com a nossa natureza. Queremos que todos se sintam em casa, mas lembrem de cuidar de todas as belezas naturais disponíveis por aqui. Tudo isso sendo feito de uma maneira alegre e com atividades para todas as famílias”, comentou o secretário do Meio Ambiente e Economia Verde, Guilherme Dallacosta.
Além da conscientização e prevenção, a Secretaria do Meio Ambiente pretende entregar um relatório com dados sobre o nível de educação ambiental dos moradores e turistas de Santa Catarina.
De acordo com o assessor de educação ambiental da Semae, Marcellus Brinkmann, “o lixo nos oceanos causa danos irreparáveis aos ecossistemas marinhos. Através do programa ‘Jogue Limpo com o Meio Ambiente’, queremos estimular a conscientização, o cuidado e a adoção de práticas sustentáveis, formando multiplicadores que contribuirão para a preservação ambiental”.
Cronograma de Atividades nas Praias Catarinenses:
Impacto Esperado
Com a realização dessas atividades, a Semae espera impactar diretamente mais de 50 mil pessoas, entre moradores e turistas e não apenas promover a conscientização sobre o lixo nos oceanos, mas também incentivar uma mudança de comportamento duradoura nas pessoas, para que cuidem das nossas praias e oceanos de maneira mais responsável. O programa Jogue Limpo com o Meio Ambiente visa engajar, sensibilizar e educar, tornando cada participante um agente de transformação na preservação do meio ambiente.
Sobre a Semae:A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde é responsável pela coordenação e execução de políticas públicas voltadas para a preservação ambiental em Santa Catarina. Atua em diversas frentes para promover a sustentabilidade, o equilíbrio ecológico e o desenvolvimento econômico verde no estado.
Para mais informações sobre o programa Jogue Limpo com o Meio Ambiente, acompanhe as redes sociais da Semae ou entre em contato pelo telefone (48) 99981-0901.
Assessoria de Imprensa– Semae
Sarah Espíndola de Castro
Contato: comunicacao@semae.sc.gov.br
(48) 9981-0901
https://www.semae.sc.gov.br/
@semaegovsc
Mín. 19° Máx. 25°