O secretário de Assistência Social, professor Frederico Afonso Izidoro, fez uma reunião nesta quinta-feira, 23/1, com as equipes das duas unidades do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). O encontro aconteceu no espaço do CREAS 1. O objetivo foi estreitar o vínculo com os servidores e conhecer de perto a realidade de cada unidade da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
Após sua apresentação, o secretário teve a oportunidade de ouvir os profissionais sobre os desafios diários enfrentados nas unidades. “É fundamental entender o trabalho de cada equipe, o que só é possível quando acompanhamos o serviço de perto e conhecemos o fluxo das atividades. Além disso, o cuidado e o acolhimento junto aos trabalhadores é fundamental”, destacou.
Essas visitas são parte de uma estratégia para garantir que o atendimento oferecido esteja alinhado às necessidades de cada território da cidade e aos objetivos da atual gestão. Além das visitas aos CREAS, Frederico Afonso já passou pelo Centro Pop e pelo CRAS Centro.
O CREAS é uma unidade pública que oferece apoio às famílias e aos indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social. As instalações do CREAS contam com salas para atendimentos individuais e em grupo, áreas para atividades e reuniões, além de recursos essenciais para oferecer suporte técnico e emocional aos usuários.
A principal função do CREAS é oferecer atendimento especializado em casos complexos, como violência doméstica, abuso sexual e outras situações graves de vulnerabilidade. A unidade atua como uma rede de proteção, garantindo acesso a direitos sociais e serviços essenciais.
Além do atendimento emergencial, o CREAS também trabalha na prevenção de situações de risco e na reabilitação de pessoas e famílias, promovendo a reconstrução de vínculos e a reintegração social. Quando necessário, realiza o encaminhamento de casos para outras políticas públicas, como saúde, educação e justiça.
O CREAS se destaca pela articulação com outras instituições e serviços, formando uma rede de proteção e apoio mais eficaz. Seu trabalho é voltado para as famílias e indivíduos em risco social ou que sofreram violação de direitos, assegurando acesso a uma ampla gama de serviços.
CREAS IRua José Polacchini Sobrinho, 575 - Jardim SinibaldiTelefone: (17) 3216-2226 / 3216-3155E-mail: creas1sul@riopreto.sp.gov.brHorários de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
CREAS IIRua Antônio de Godoy, 2839 – CentroTelefone: (17) 3227-2520E-mail: creas2norte@riopreto.sp.gov.brHorários de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
Mín. 19° Máx. 25°