

O Mutirão da Cidadania, realizado entre os dias 23 e 25 de janeiro, no CETI Cônego Cardoso, em Castelo do Piauí, reuniu diversos serviços que permitem o acesso às políticas públicas dos Governos Federal, Estadual e Municipal. O espaço é uma oportunidade para que moradores de comunidades rurais possam obter documentos atualizados.
Uma das beneficiadas com a ação foi Rita de Paiva, que mora na localidade Açude Mão Cortada, zona rural. Ela soube do evento através da mobilização dos agentes locais e trouxe a família para atualizar os documentos no mutirão.
"Vim tirar a carteira de identidade e a família também. Graças a Deus, documento atualizado. É o tipo de coisa que a gente não consegue fazer e agora tem aqui pertinho de casa, destacou.
Oobjetivo é que a ação ocorra de forma itinerante por todo o estado. Para a superintendente de Ações Afirmativas e Organização Social da Secretaria da Assistência Social (SAF), Márcia Mendes, a realização de mutirões é fundamental para assegurar que mais cidadãos tenham acesso a seus direitos de forma rápida e eficiente.
“O mutirão traz essas instituições governamentais e coloca em um espaço para ofertar o serviço de qualidade”, destaca a superintendente.

O espaço disponibiliza, de forma gratuita, a emissão da nova carteira de identidade (RG), do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e a atualização e 2ª via de certidões, além de acordos e alterações em registros civis, como união estável, divórcio e paternidade. No âmbito da saúde, os serviços incluem exames de mamografia e atendimento psicossocial, através da Unidade Móvel de Mamografia, bem como palestras sobre temas, como violência doméstica, saúde mental e nutrição.
O Mutirão da Cidadania faz parte das ações do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, em execução no Piauí em parceria com a SAF e o Instituto Federal do Piauí (IFPI).
Piauí Alunos do programa Juventude Rural vão representar o Piauí em conferência nacional do Ministério do Desenvolvimento Agrário
Agricultura e ... IDR-Paraná lançará novas cultivares de mandioca para a indústria no Show Rural 2026
Agricultura e ... Aparência x qualidade: Estado reforça orientações para evitar desperdício de alimentos
Agricultura e ... Aparência nem sempre é qualidade: Seab orienta a evitar despercídio de alimentos
Agricultura Retrospectiva 2025: pecuária de Santa Catarina fecha ano com números históricos
Agricultura e ... Portaria da Adapar intensifica regras para combate à brucelose e tuberculose bovina no Paraná
Piauí Conferência Estadual debate agroecologia e políticas para o desenvolvimento rural no Piauí
Piauí Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural, Sustentável e Solidário inicia nesta segunda (19)
Agricultura Governo do Estado e Epagri vão investir R$ 7,8 milhões em projetos de inovação agropecuária Mín. 16° Máx. 22°





