Com apoio da Lei Paulo Gustavo, os artistas da dança e pesquisadores da negritude Luzia Amélia e Kacio Santo lançam, nesta terça-feira (4), às 19h, no YouTube o “Num-se-Pod Cast”. Trata-se de uma proposta inovadora de comunicação audiovisual que busca discutir a cultura piauiense, as subalternidades e o encantamento, a partir do encontro de dois artistas e pesquisadores que exploram questões sobre corpo, raça e gênero, tendo a dança como linguagem central para tecer essas reflexões.
O projeto nasceu da vontade de dar visibilidade a narrativas subalternizadas, tomando como ponto de partida a lenda da “Num-se-Pode”. O podcast propõe ressignificar e valorizar essas histórias, frequentemente marginalizadas.
“Queremos preencher uma lacuna no campo cultural, articulando as artes visuais, cênicas, culturais e folclóricas com os contextos de vida de pessoas subalternizadas. É uma tentativa de ressignificação e valorização dessas narrativas. A ideia surgiu da necessidade de fortalecer a comunidade negra e periférica de Teresina por meio da arte e do protagonismo de pessoas pretas”, explica Luzia Amélia, doutora e mestre em dança.
O Num-se-Pod Cast conta com o apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e do Governo do Estado do Piauí, e pode ser acompanhado pelo canal do YouTube @numsepodcast ( Ep 01 num se pod cast) .
Mín. 19° Máx. 25°